fit

O arroz doce com metade das calorias para quem não resiste à gula

Esta sobremesa é conhecida um pouco por todo o mundo, mas normalmente as receitas tradicionais estão carregadas de açúcar.
É uma receita muito comum no Natal.

A sua presença assídua nas casas portuguesas poderá levar muitos a suporem que se trata de uma criação nacional. Contudo, esta cremosa sobremesa é apreciada um pouco por todo o mundo. Os franceses chamam-lhe riz au lait, os libaneses roz-ib-haleeb. Já os argentinos não passam sem seu arroz con leche e os ingleses e os norte-americanos preferem uma versão um pouco mais densa chamada rice pudding.

Em Portugal não há ocasião festiva sem arroz doce. A receita tradicional leva arroz, margarina, ovos, água, leite e muito açúcar. Ou seja, é tudo menos fit. Se é fã desta sobremesa tradicional não desespere: encontramos uma versão mais saudável.

A  receita da nutricionista Maria Gama do blogue “Põe-te na linha” tem metade das calorias das receitas originais, mas é igualmente saborosa.

Esta versão mais saudável não leva açúcar, mas é feita com o tradicional arroz carolino e ganha um sabor especial por ser confecionada com bebida de arroz.

Do que precisa

— 1 chávena de arroz carolino
— 500 mililitros de água
— 500 mililitros de bebida de arroz
— 3 colheres de sopa de adoçante líquido
— casca de meio limão
— 1 Pau de canela

Como se faz

Num tacho, coloque a água, o arroz, a casca de limão e deixe cozer. Assim que o arroz estiver cozido e já não restar líquido, adicione a bebida de arroz mantendo o lume brando. Adicione o adoçante e envolva bem.

Deixe a bebida evaporar mais uns minutos, mas apague o lume quando o arroz ainda estiver caldoso. Distribua por taças e polvilhe com canela.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de sobremesas que não lhe vão estragar a dieta.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA