fit

Lynx Race Club: o novo ginásio de Oeiras para quem gosta de superar obstáculos

No total, são mais de 1.700 metros quadrados onde pode escalar rampas, rastejar, ou fazer um treino de musculação.
Subir rampas, atravessar poças. Tudo a correr.

Correr, saltar, rastejar, puxar e escalar. Agora pode experimentar alguns destes desafios típicos dos treinos militares — que parecem ser tão divertidos como difíceis de superar — em Paço de Arcos. Os mais aventureiros podem testar as suas capacidades e destreza no novo Lynx Race Clube, inaugurado a 28 de outubro.

O ginásio inclui uma área dedicada apenas à corrida de obstáculos, modalidade que terá surgido nas Ilhas Britânicas, por volta do século XVII. Na altura, os atletas tinham de correr de uma cidade para outra, orientando-se apenas pelos sinos das igrejas, por serem visíveis a grandes distâncias. Durante o percurso, tinham, inevitavelmente, de saltar (ou rastejar) sobre inúmeros obstáculos como muros, cercas ou árvores caídas.

Com o passar dos anos, deixou de ser feito por necessidade e a corrida foi adaptada como o desporto ideal para quem gosta de correr, mas também não dispensa uma boa dose de adrenalina.

Miguel Fernandes, jornalista especializado há 23 anos em segurança interna e defesa nacional, é fãs de “desportos que provoquem emoções fortes”, sobretudo os que pode realizar ao ar livre. Já praticou motociclismo, mergulho e escalada. No entanto, há cinco anos, descobriu as corridas de obstáculos e ficou fascinado com o “conceito e o ambiente”.

“Sou [um homem] de paixões fortes”, justifica. Por isso, após fazer algumas provas no estrangeiro, onde verificou que havia uma grande discrepância “na qualidade” dos eventos organizados “cá e lá”, decidiu organizar uma Lynx Race (ou Corrida do Lince, em português).

“A ideia, em 2019, era apenas fazer uma prova e seguir viagem. Só que a coisa funcionou e teve um impacto muito grande. No final desafiaram-nos a replicar a corrida de obstáculos noutros concelhos”, conta. Aquilo que começou“ como um hobby” acabou por se transformar num clube que organiza várias provas e treinos por ano para os que gostam de se aventurar por trilhos cheios de obstáculos.

Com o crescimento da adesão à modalidade, Miguel e o sócio, Pedro Jerónimo, chegaram à conclusão que estava na altura de criar um espaço com condições para acolher provas e, em simultâneo, onde os atletas pudessem realizar treino complementar.

“Quando começámos a procurar queríamos um local seguro, onde pudéssemos praticar a modalidade ao ar livre. Mas, mais tarde, decidimos ampliar o projeto e incorporar uma área indoor onde os atletas pudessem fazer musculação, cross training e aulas de grupo que são também importantes para desenvolver a capacidade torácica, de resistência e de força necessárias para quem pratica OCR [a sigla em inglês para Obstacle Course Racing] com regularidade”, explica Miguel Fernandes.

Pensaram em algo maior e criaram o Lynx Race Clube, com 1.700 metros quadrados, uma área exterior com pista de corrida, um circuito com dezenas de obstáculos (desde rampas a argolas penduradas) e uma zona reservada para treinos específicos. Já na parte interior foi instalado um amplo ginásio com uma sala equipada com halteres e máquinas de musculação; um estúdio para aulas de grupo, como body attack, body pump, ou Pilates e outro para sessões de cycling.

Outra das vantagens de treinar com a “equipa dos linces” é o facto de poder levar toda a família. “Há aulas de corridas de obstáculos para todas as idades, desde os mais novos aos mais velhos”, refere Miguel. O espaço está também preparado para receber competições, que sirvam também para treinar para provas nacionais ou internacionais.

Neste sentido, os atletas do Lynx têm acesso direto às provas de obstáculos organizadas pelo próprio clube. “Antes fazíamos parcerias com outros clubes, com descontos exclusivos para os mesmos, agora as vantagens passam a ser apenas de quem treina connosco”, referem.

O passe livre, que permite frequentar todas as aulas, custa, neste momento, 40€. Caso prefira treinar apenas duas vezes por semana, a mensalidade custa 35€. As inscrições podem ser feitas através das redes sociais ou no site do ginásio.

A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o novo clube onde pode aprender a superar qualquer obstáculo.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA