Depois do sucesso dos tremoços lançados em 2021 pela a Tarwi — marca de snacks orgânicos criada pela influencer Alice Trewinnard, Catarina Gorgulho e Pedro Godinho Ramos — chega agora o Lummus. Os pequenos potes coloridos são, nada mais, nada menos, do que húmus feito a partir de vários ingredientes. A grande novidade é que, ao contrário dos restantes artigos da marca, já pode encontrar este produto em vários supermercados Continente e Super Cor.
Os quatro diferentes sabores do Lummus Tarwi – original de tremoço, de beterraba, de tomate seco e de manjericão – podem ser consumidos como snack, mas também como topping numa salada, como um molho para legumes, um complemento para wraps ou numa bowl.
Para os fundadores “os grandes desafios para a marca Tarwi foram, desde início, aliar o sabor à funcionalidade e à nutrição, embrulhando os produtos em packagings atrativos. Desde os vários sabores de tremoço lançados 2021, e agora com o lançamento do Lummus, mantivemos estes pilares bem no centro da nossa operação. Esperamos continuar a surpreender os portugueses.”
O Lummus Tarwi pode ser encontrado nas zonas dos frios e a embalagem de 200 gramas está à venda a partir de 2,99€. Apesar ter sabores diferentes, a base de confecção não varia muito: tremoços, água e óleo de girassol são a base. Depois, a cada sabor é adicionado o condimento que o vai diferenciar. Quanto às calorias, por 100 gramas o original tem 168, enquanto o de beterraba tem 119, o de tomate seco tem 131 e o de ervas aromáticas tem 141.

Como nasceu a Tarwi
Num dia de praia, no verão de 2019, Alice Trewinnard e Catarina Gorgulho conversavam sobre como gostariam de vir a lançar alguma coisa na área do lifestyle e alimentação saudável. Quase dois anos depois, em fevereiro de 2021, o sonho tornou-se realidade com o lançamento oficial da Tarwi Foods.
À equipa juntou-se Pedro Godinho Ramos, de 34 anos, lisboeta que vive há 10 anos no Reino Unido, onde trabalha como private equity investor, com foco em sustentabilidade. “O Pedro, pela sua experiência e know-how em grande consumo, juntou-se à equipa e, assim, formámos este trio que, achamos nós, se complementa bastante bem”, contou Catarina (account manager na Bloomberg) e Alice (formada em dietética e nutrição, mas atualmente dedicada à criação de conteúdos digitais).
A ideia dos tremoços veio mais tarde. “No início apenas sabíamos que queríamos trazer um produto diferenciador e que se destacasse no mercado”. O tremoço, apesar de estar presente na cultura portuguesa há anos, “sempre foi bastante menosprezado.” Segundo o trio, esta é uma leguminosa simples e tão rica a nível nutricional, mas tão desvalorizada que decidiram fazer uma espécie de “rebranding” e reposicionar o tremoço como snack saudável. E assim foi.
A escolha do nome não foi difícil. Como Tarwi é uma das formas de dizer tremoço em alguns países da América do Sul, a ideia de adotar este nome surgiu ainda na altura em que faziam pesquisa para o desenvolvimento de produto.