fit

Já estão abertas as inscrições para a próxima edição da Corrida do Tejo

A prova acontece no dia 18 de setembro, domingo, e irá contar com oito mil atletas. Apresse-se a garantir a sua vaga.
Fotografia: Município de Oeiras.

A Corrida do Tejo está de volta. A 41.ª edição desta que é uma das provas de corrida de estrada mais emblemáticas e antigas do panorama nacional, está marcada para dia 18 de setembro, domingo. As inscrições para participar já estão abertas. Das oito mil vagas disponíveis, cerca de 2500 já foram ocupadas, por isso, se não quer perder a oportunidade de estar presente nesta prova, o melhor é inscrever-se o quanto antes. 

Nesta edição vão existir dois horários de partida, às 9 e às 10 horas, com quatro vagas de saída intervaladas por cinco minutos, para que todos os atletas aproveitem o percurso, lado a lado com o Tejo, que a torna numa das mais bonitas corridas de estrada do nosso País.

Serão dez quilómetros inspiradores, pela Avenida Marginal, entre Algés (a partida é junto à bomba da Shell) e a Praia da Torre, em Oeiras (em frente ao estacionamento da Carruagem) com um desvio pelo Jamor à semelhança da edição de 2021. O tempo limite para terminar a prova é de duas horas. 

Parte da história e da identidade de Oeiras, a Corrida do Tejo pretende também celebrar o concelho e o seu património, tendo como lema, este ano, “Leva Oeiras Contigo”. Ao longo do percurso, os participantes passam por diferentes pontos culturais, patrimoniais e desportivos como, por exemplo, o Aquário Vasco da Gama, o Centro Desportivo Nacional do Jamor, o Farol da Gibalta, o Forte de São Bruno, o Farol do Bugio, o Forte de Santo Amaro de Oeiras, entre outros.

As inscrições podem ser efetuadas online, com os valores de inscrição a aumentar em função do número de inscritos, que podem ir dos 10€ aos 15€. As inscrições encerram no dia 12 de setembro, segunda-feira, ou assim que esgotar a lotação das oito mil vagas. 

O evento, organizado pelo município, há muito que deixou de ser só uma corrida de atletismo para se tornar também numa atração turística, despertando o interesse de muitas pessoas de fora. “Além de se ter convertido num fenómeno de democratização, a Corrida do Tejo é, também, uma manifestação de liberdade e cultura, que faz parte do Património Cultural Imaterial de Oeiras”, pode ler-se no site da autarquia. Por isso, estão programadas várias animações ao longo do percurso, para dar força e ânimo aos atletas, nesta que pretende ser uma manhã memorável. 

Organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, a Corrida do Tejo, que foi criada em 1981, contando já com 40 edições, procura incentivar a prática desportiva ao ar livre e tem vindo a evoluir e a alcançar cada vez mais atletas. A melhor marca masculina na competição foi de 29 minutos e cinco segundos, conquistada em 2007 por Rui Silva. Já a melhor marca feminina, por sua vez, foi de 33 minutos e cinco segundos, conquistada por Jéssica Augusto, em 2009.

Além da prova para os adultos, no dia anterior vai decorrer uma corrida para os mais pequenos. A 5.ª edição da Corrida do Tejo KIDS, realiza-se no dia 17 de setembro, sábado, entre as 9 e as 13 horas. 

O levantamento dos kits de atleta será feito nos dias 15, 16 e 17 de setembro, entre as 10 e as 20 horas, no Edifício AERLIS, em Oeiras. A organização e a CP asseguram transporte gratuito a todos os participantes, nesse dia, mediante apresentação do dorsal da prova. Para saber mais informações, vá até ao site oficial da Corrida do Tejo ou envie um email para info@nullcorridadotejo.com. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA