fit

Já estão abertas as inscrições do programa “Fit Sénior” para o próximo ano letivo

Se tem 65 anos ou mais, inscreva-se até 31 de julho, para garantir a vaga na iniciativa que promove uma vida ativa.
Uma manhã de exercício no Jardim de Oeiras. Imagem: CMO

Ao longo do ano, o Município de Oeiras promove várias iniciativas desportivas, com o objetivo de incentivar hábitos mais saudáveis que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos munícipes. Ora, nesta missão estão incluídas todas as faixas etárias, dos oeirenses mais jovens, aos mais velhos. Exemplo disso é o programa fit sénior.

A iniciativa comunitária, destinada a munícipes com 65 anos ou mais, tem por base um calendário de atividades físicas, realizadas ao longo do ano letivo. A cada edição se tem comprovado o sucesso entre os participantes, que se mantêm ativos e comprometidos com a prática de exercício regular, dentro das suas possibilidades.

Depois do verão, vai começar uma nova edição, que decorrerá entre setembro de 2024 e junho de 2025 (com interrupção nas épocas festivas, como Natal, Carnaval e Páscoa). As inscrições já estão abertas. A primeira fase de candidaturas decorre até dia 31 de julho.

A iniciativa inclui várias modalidades, tanto em ginásio como em piscina, tais como hidroginástica, treino funcional, step adaptado, dança, treino de força, postura e alongamento, Pilates, chi kung ou ioga. As atividades realizam-se duas a três vezes por semana, em todas as freguesias do concelho de Oeiras. A duração das aulas varia entre 45 e 60 minutos e são orientadas por técnicos com formação superior na área da educação física, desporto e formação específica na segmento do envelhecimento ativo.

Além das modalidades regulares, o programa oferece a oportunidade de participar em open days de entidades parceiras, aulas experimentais, rastreios e ações de sensibilização. Se tem 65 anos ou mais, caso queira participar, pode obter mais informações através do número de telefone 214 408 540 ou do email ddesporto@nulloeiras.pt.

As inscrições realizam-se nas instalações onde pretende realizar as aulas: Sport Algés e Dafundo, piscinas municipais da Oeiras Viva, Clube Carnaxide Cultura e Desporto, CCD-Oeiras, Clube Leões de Porto Salvo e Cooperativa Nova Morada ou, para turmas cujas aulas decorram noutros locais, nos Espaços de Cidadão (situados em Algés, Carnaxide, Oeiras e Barcarena) ou Balcão de Atendimento Municipal (na Câmara Municipal de Oeiras).

Segundo a autarquia, a participação no programa está sujeita ao pagamento de uma taxa anual, no valor de 30€ ou 75€, consoante o rendimento anual do agregado familiar, podendo ser solicitada a isenção desta taxa em função de comprovada carência económica.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA