É comum, no verão, os stocks nacionais de sangue reduzirem, em certa parte devido à diminuição das dádivas. As férias costumam afastar os dadores frequentes dos locais de doação e é, por isso, natural que nesta época várias ações para incentivar esta prática sejam realizadas, por exemplo, em praias ou centros comerciais.
É exatamente isso que vai acontecer no Oeiras Parque esta semana. “Braços dados por uma boa causa” é o mote da campanha que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) está a realizar em parceria com alguns centros comerciais da Mundicenter, onde se inclui o shopping oeirense.
Assim, de 29 de junho a 1 de julho, isto é, entre quinta-feira e sábado, serão organizadas sessões de colheita de sangue, apelando-se à importância deste gesto solidário e generoso, que pode salvar vidas. Entre as 10 e as 19 horas, ao longo dos três dias, a população é convidada a dirigir-se ao piso -1 (na entrada perto da farmácia) para fazer a diferença.
Todas as contribuições são importantes, mas para poder fazê-lo existem alguns requisitos a ter em conta. Para ser dador, terá de ter uma idade compreendida entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva são os 60 anos), um peso superior a 50 quilos e hábitos de vida saudável.
Assinala-se a 21.ª edição de Recolha de Sangue nos shoppings da Mundicenter. “Sabendo que os centros comerciais são locais cuja proximidade com a população, permite sensibilizar aqueles que passam diariamente nestes espaços a poderem tornar-se dadores de sangue, o Grupo Mundicenter e o IPST voltam a unir forças numa iniciativa solidária que pretende alertar as pessoas para a importância das reservas de sangue e da saúde e, desta forma, contribuir para um bem maior para a sociedade”, refere a empresa.
