fit

Há um novo snack saudável para comer a ver filmes (feito na air fryer)

A sugestão é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Pode também servi-la como entrada num jantar entre amigos.
Imagem ilustrativa de Freepik.

Parece automático: assim que começa a ver um filme ou uma série, é atacado pela vontade de petiscar qualquer coisa, mesmo que tenha almoçado ou jantado há pouco tempo. A gula fala mais alto e, para despachar, acaba por pegar em chocolates, batatas fritas ou pipocas carregadas de sal e açúcar. No entanto, há alternativas mais saudáveis e igualmente apetitosas para aniquilar aquele desejo terrível nos momentos de lazer. 

E que tal uma taça de tofu crocante? Antes de virar a cara, saiba que a receita da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva é apresentada como “deliciosa e nutritiva”. Apesar de ser considerado um dos alimentos da moda, muito divulgado em regimes vegetarianos, o tofu foi criado há centenas de anos, na China, onde se descobriu que, processando a soja, poderia obter-se uma espécie de leite vegetal que, coagulado, se transformava em algo semelhante ao queijo.

Chegou a ser considerado um alimento de luxo, já que demorava muito tempo a preparar. Atualmente, é fácil de encontrá-lo à venda nos supermercados, apesar de ser pouco consensual. Apresentado como uma alternativa vegetal à proteína animal, há quem não goste da texture ou reclame da falta de sabor. No entanto, se for bem preparado, temperado ou marinado previamente, pode ser uma ótima opção para incluir nas suas refeições. 

É precisamente isso que faz Cátia Carvalho Silva, com o bónus de não utilizar qualquer tipo de gordura para cozinhá-lo. A solução é simples: fazer o tofu na air fryer, o eletrodoméstico da moda. Em pouco mais de 20 minutos terá pronto este snack crocante e saboroso, que pode também ser servido como entrada num jantar, acompanhado, nesse caso, por um molho à sua escolha. 

Para conhecer melhor o trabalho de Cátia Carvalho Silva pode segui-la através das páginas de Instagram e Facebook ou marcar uma consulta, presencial ou online, através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

— 320 gramas de tofu
— 1 colher de sopa de molho de soja
— 1 colher de sopa de paprika fumada
— 1 colher de sopa de gengibre em pó
— 1 colher de sopa de azeite
— 2 colheres de sopa de amido de milho
— Sumo de limão a gosto
— Sal e pimenta a gosto

Como se faz

Comece por cortar o pedaço de tofu em cubos e envolver num pano para absorver a água. Reserve. Num, coloque o molho de soja, o sumo de limão e o azeite e tempere os cubos de tofu com esta mistura. Em outro recipiente, misture o amido de milho, a paprika, o gengibre, o sal e a pimenta. Passe os cubos de tofu, depois, por esta última mistura e deixe-os repousar durante 5 minutos, para apurar. De seguida, leve-os à air fryer a 200 graus, durante 15 minutos. Deixe arrefecer um pouco e estão prontos a servir.

Carregue na galeria para conhecer outros snacks saudáveis para atacar numa noite de cinema ou para petiscar enquanto vê as suas séries favoritas. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA