Os estereótipos de género ainda estão muito presentes na sociedade, e quando se trata do tema luta, estes rapidamente vêm ao de cima. Se há quem defenda que só os homens podem ou sabem lutar, outros tantos, defendem que deve ser uma atividade para todos.
Como forma de contrariar estas considerações mais tradicionais em relação à forma como homens e mulheres participam em disputas físicas, a atleta de alta competição e campeã europeia de jiu-jitsu Teresa Mendes Coelho irá conduzir um workshop que ensina a “lutar como uma miúda”. Nesta iniciativa que pretende sensibilizar para a importância de evitar qualquer situação de confronto, serão ensinados mecanismos para fugir de situações de risco.
Esta é uma aula de defesa pessoal exclusiva para mulheres, na qual também vão ser exemplificadas técnicas de proteção contra ataques como estrangulamentos e violações. A iniciativa acontece no dia 28 de agosto, pelas 11 horas, na Sala Multiusos do Palácio Anjos, em Algés. Com a duração de 1h45, é recomendada para idades superiores a 13 anos.
A atividade é gratuita, porém, tem um limite máximo de 20 inscrições. Se já está a pensar em participar, saiba que terá de se inscrever até 48 horas antes através do email programacao@nullmusex.pt e aguardar feedback.
O evento está inserido na exposição Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino, que se encontra no MUSEX até 30 de dezembro. Com obras de artistas nacionais e internacionais, ambiciona levar o público a refletir sobre a pertinência de temas como o prazer sexual feminino, mas também sobre o consentimento, violência sexual sobre as mulheres, e outros conceitos indissociáveis à vivência da sexualidade. São temas fortes que pretendem causar desconforto e inquietações, de forma a incentivar a discussão sobre os mesmos.
Se decidir visitar a mostra, o melhor é ir preparado. Ao entrar na exposição, terá que fazer uma escolha, entre dois caminhos a seguir: entrar com ou sem consentimento, numa tentativa de alertar para a importância do conceito para relações íntimas e para o prazer sexual feminino.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”.