fit

Experimente estes pimentos recheados para aproveitar as sobras de bacalhau cozido

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. O melhor é que pode adaptar a receita ao que tiver em casa.
Vão ser um sucesso.

É um dos alimentos mais consumidos pelos portugueses e o protagonista de muitas das receitas tradicionais que fazem parte da nossa cultura gastronómica. Todos temos um prato de bacalhau favorito, mas nada impede que nos lancemos com criatividade na cozinha para aprender outros tantos. Até porque há 1001 formas diferentes de confecioná-lo, já que em cada casa ou em cada região do País, há sempre uma receita nova para conhecer. 

Desta vez, trazemos uma proposta que é ótima para servir como entrada ou prato principal —  vai fazer um brilharete entre os seus convidados. Acima de tudo, é uma proposta económica que vai fazê-lo evitar o desperdício, já que pode confecioná-la com as sobras do bacalhau cozido (ou fazer de raiz) e acrescentar todo os vegetais que tiver em casa e estejam esquecidos no frigorífico.

Falamos de pimentos recheados com bacalhau e espinafres, sugeridos pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, que confessa adorar a combinação destes três ingredientes. Conheça melhor o seu trabalho através das páginas de Instagram e Facebook e, se quiser marcar uma consulta, presencial ou online, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Tome nota de tudo o que vai precisar para fazer estes pimentos recheados. Em meia hora terá um prato que vai arrancar elogios, quando a família estiver sentada à mesa. Só precisa de acrescentar o número de pimentos e a quantidade de recheio conforme o número de pessoas a quem os vai servir.

Do que precisa

— 100 a 120 gramas de bacalhau desfiado e demolhado (ou do bacalhau cozido que já tiver previamente cozinhado)

—  1 pimento

—  Espinafres congelados ou frescos a gosto

—  Tomate cherry a gosto

— Azeite q.b.

— Sal, pimenta e alho em pé

—  Queijo ralado light (opcional)

Como se faz

Numa frigideira antiaderente coloque o bacalhau desfiado. Adicione temperos a gosto, como pimenta, alho em pó e um pouco de azeite e deixe cozinhar durante alguns minutos. No caso de usar sobras de bacalhau, deixe apenas dourar um pouco. Depois, acrescente os espinafres e os tomates cortados aos pedaços e deixe cozinhar mais um pouco. Retifique os temperos, caso seja necessário. 

Entretanto, corte o pimento (convém ser grande) ao meio, no sentido vertical, tire as semente e reserve. Coloque as metades num tabuleiro de forno, recheie o pimento com o preparado anterior e leve ao forno durante certa de 15 minutos a 180 graus. Pode adicionar queijo ralado light antes de ir ao forno, para obter uma cama gratinada e saborosa por cima. Enfeite com salsa picada e está pronto a servir. 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis de peixe ou marisco, sugeridas pela nutricionista Cátia Carvalho Silva. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA