fit

ÉTICA: o novo espaço de terapias clínicas e artísticas em Algés para todas as idades

Já ouviu falar de musicoterapia, biblioterapia ou dramaterapia? Nesta clínica, a saúde e a arte caminham de mãos dadas.
A clínica fica em Algés.

Ana Rebelo, Pedro Rebelo e Ricardo Martins são amigos há mais de 30 anos. Os três oeirenses, com percursos profissionais muito distintos, sempre tiveram vontade de criar um projeto comum. A vontade antiga alinhou-se, finalmente, com a disponibilidade dos três e, no final de 2022, criaram a ETICA — Espaço Terapêutico de Intervenção Clínica e Artística, em Algés. Já ouviu falar de musicoterapia, biblioterapia ou dramaterapia? São apenas alguns dos serviços que ali vai encontrar. 

“Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar”. É este o lema da ETICA, que tem as portas abertas para pessoas de todas as idades. Com uma equipa multidisciplinar ligada à saúde, à educação e à arte, a clínica oferece um conjunto de serviços “pensados para todos e para cada um”, com o objetivo de ajudar jovens e adultos a ultrapassar dificuldades, acreditando que a “inclusão caminha passo a passo para uma sociedade mais justa e solidária”. 

Neste início de atividade, tal como a sala de espera da clínica — recheada com brinquedos, jogos e ilustrações infantis — deixa perceber, há um especial foco nos pacientes de palmo e meio. Este facto deve-se à vasta experiência que Ana Rebelo, uma das fundadoras, tem na área do ensino de miúdos e jovens adultos com necessidades educativas especiais. Trabalha há vários anos em escolas e é especializada em Educação Especial e Reabilitação, Avaliação e Intervenção Psicoeducacional, Apoio Psicopedagógico e Psicomotricidade. 

Foi ela a impulsionadora do projeto, apoiada pelo irmão Pedro, na parte do investimento financeiro, e pelo amigo Ricardo, na gestão. É Ricardo Martins que nos conta como tudo começou. “A Ana sempre trabalhou em colégios mas, infelizmente, sabemos que na área da educação há uma certa instabilidade. A Ana é super qualificada, tirou várias especializações, mas todo o contexto da área sempre a fez querer ter uma clínica própria, muito incentivada também pelo Pedro, que é o orientador do projeto, pois tem experiência na área do empreendedorismo. A Ana é a nossa responsável clínica, quem trata da equipa e dos pacientes. E eu sou o responsável pela parte operacional e de gestão, que é a minha área de formação. Juntámos as nossas mais-valias para dar vida a esta ideia.”

À New in Oeiras, Ricardo explica o motivo pelo qual escolheram Algés para instalar a clínica. “Quando pensámos em arranjar um espaço queríamos que fosse no concelho de Oeiras, todos estamos ligados a esta zona, crescemos e moramos aqui. Fizemos uma prospeção de mercado para ver onde havia procura e onde faltava oferta neste tipo de serviços, porque as escolas já têm este apoio, mas por vezes não é suficiente. Encontrámos este espaço em Algés e decidimos avançar.”

Com pouco mais de três meses de portas abertas, os responsáveis querem, com proximidade, dedicação e diferenciação, fazer com que “a criança, o jovem, o adulto e o idoso, encontrem no espaço a casa, o colo e as asas, para juntos escolhermos, com consciência, o melhor caminho para ultrapassar as dificuldades”. Para isso, há vários serviços disponíveis através de profissionais especializados. 

Um espaço terapêutico de intervenção clínica e artística

“A Ana começou a criar equipa e juntou profissionais com diferentes competências na área clínica”, refere Ricardo. Assim, conseguem ter à disposição dos pacientes serviços como: Intervenção Psicoeducacional e Apoio Psicopedagógico, Psicologia, Psicomotricidade, Psicoterapia, Orientação Vocacional, Treino de Competências de Estudo, Treino de Competências Pessoais e Sociais, Terapia da Fala, Musicoterapia e Dramaterapia.

“Começámos por trabalhar com crianças, porque a Ana já trabalha nessa área, foi mais fácil começar por aí, devido aos contactos que ela tem. O objetivo é intervir nas dificuldades de aprendizagem das crianças. Por exemplo, tivemos uma senhora que começou por trazer a filha para consultas de psicoterapia e, depois, acabou por trazer também o irmão da menina para terapia da fala”, conta Ricardo Martins. 

“Neste tipo de terapias com os mais pequenos, tentamos aplicar a parte artística, como a musicoterapia ou a dramaterapia, para estimular, criar atenção e interesse. Por vezes é difícil pôr as crianças a falar e a interagir mas, com estas técnicas, através da música ou de pequenos teatros, os miúdos conseguem expressar-se. Recebemos desde crianças que têm problemas de fala até miúdos com autismo, por exemplo”, afirma o responsável. 

Para os mais velhos, foi criado um serviço específico. O programa “Ser Maior” destina-se a pessoas com mais de 65 anos, que lidem com dificuldades ou transtornos e que pretendem investir num envelhecimento ativo e saudável. “A nossa ideia é receber pessoas de várias idades, por isso queremos também apoiar pessoas mais velhas que estejam a perder algumas das suas capacidades, criando estímulos e experiências, como a arteterapia, para ajudar a viverem este processo de envelhecimento da melhor forma possível”, remata Ricardo. 

Se ficou curioso sobre os serviços prestados pela ETICA, saiba que no próximo dia 25 de março, sábado, a clínica vai estar a fazer rastreios gratuitos, entre as 14 e as 17 horas. As áreas em foco passam por: Avaliação de Leitura e Escrita, Avaliação da Linguagem/Comunicação, Cognição Não Verbal, Desenvolvimento Psicomotor, Comportamento/Atitude, Atenção/Concentração. Se tem alguma questão sobre alguma destas áreas em relação aos seus filhos e gostava de fazer o rastreio, deverá fazer uma marcação prévia através do número 214 180 903 ou pelo email eticaterapias@nullgmail.pt.

Pode conhecer melhor o trabalho da ETICA, assim como a equipa de profissionais, no site da clínica, onde poderá fazer também a marcação de uma consulta. A ETICA está também presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Aberta de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas e aos sábados das 9 às 14 horas, a clínica situa-se no R/C do número 32A da Rua Dr. Manuel de Arriaga, em Algés. 

Carregue na galeria para conhecer os espaços da ETICA.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Dr. Manuel de Arriaga, 32A, R/C
    1495-087 Algés
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 9h às 19h
  • Sábado das 9h às 14h

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA