fit

Este workshop é para quem quer aprender receitas de pastelaria 100% vegetal

O projeto ComVida promove mais uma aula gastronómica. Será este domingo, dia 11, e desta vez é online.
A tarte de pêra, amêndoa e cardamono que pode aprender a fazer.

A Mercearia ComVida fechou portas no final de setembro, mas não deixou de promover workshops de comida saudável, que é a base do conceito deste projeto que chegou a Oeiras em 2020. Este domingo, dia 11 de dezembro, será realizada mais uma formação, a última deste ano. Sofia Oliveira e Fábio Gomes, responsáveis pelo projeto, estão à espera da primeira filha e, por isso, irão fazer uma paragem no início de 2023, mas regressam na primavera, segundo contaram à NiO. 

Desta vez, o workshop tem como tema a pastelaria 100 por cento vegetal, sem glúten e sem açúcares refinados, onde as bolachas, tartes e bolos serão os protagonistas. “Nesta altura do ano apetece passar mais tempo na cozinha, a preparar pequenos miminhos cheios de amor e de sabor e nem sempre é fácil encontrar receitas mais saudáveis, em alternativa às receitas típicas desta época”, afirmam os responsáveis. 

Desta forma, os participantes vão aprender a preparar receitas doces, completamente diferentes das tradicionais de Natal, mas que, de igual modo, se enquadram bem na época festiva. Vai conseguir rechear os almoços e jantares desta quadra, de sabores, cores e aromas que vão fazer as delícias dos seus convidados — e onde a culpa não tem espaço, já que são doces produzidos com ingredientes mais saudáveis, alguns adoçados apenas com o açúcar próprio da fruta. 

Tome nota das seis receitas que serão ensinadas na aula: bolachas de chocolate e laranja; biscoitos de amêndoa e alperce; tarte de pêra, amêndoa e cardamono; bolo de pistacho e amêndoa com cobertura de cream cheese caseiro; muffins de cacau com cobertura de caramelo e amêndoas; e frangipane, o recheio francês para qualquer tarte doce.

Apesar de os últimos workshops terem decorrido presencialmente, este será realizado online. Os participantes terão a oportunidade de preparar as receitas ao mesmo tempo que os responsáveis do ComVida ou, por outro lado, podem apenas assistir à aula, tirar notas e cozinhar noutro momento.

O workshop inclui também um ebook com todas as receitas que serão preparadas em conjunto, assim como um grupo de receitas complementares, que servem de base para poder preparar sozinho outras receitas doces. Neste livro digital encontrará informações e dicas sobre como preparar manteiga vegetal caseira, queijo creme para cobertura de bolos, caramelo de amêndoa para recheio de bolos e cobertura de chocolate e batata doce para bolos.

Como este será o primeiro workshop online do projeto, foi definido um preço especial de lançamento, que são 25€ por pessoa. A aula terá início às 10h30, com a duração de três horas. Se quiser inscrever-se, pode fazê-lo online, no site do ComVida. 

Outra das receitas: muffins de cacau com cobertura de caramelo e amêndoas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA