fit

Este sábado há atividades desportivas gratuitas para fazer em família no Jamor

A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações da Semana Europeia do Desporto.
Complexo Desportivo do Jamor. Imagem: Município de Oeiras.

Este sábado, 24 de setembro, vai ser um dia ativo no Jamor. É certo que este espaço é usado habitualmente para a prática de exercício físico, mas neste fim de semana vai poder realizar inúmeras atividades e desportos em família e ao ar livre.

Conseguir aliar estas três componentes nem sempre é fácil, mas é precisamente esse o objetivo do Programa de Promoção de Atividades ao Ar Livre, inserido no projeto Mexe-te, da Câmara Municipal de Oeiras. Assim, são criadas oportunidades de experimentar novas modalidades e incentivar a prática da atividade física em grupo e em família, dos miúdos aos mais velhos. 

Nos próximos dias este propósito ganha um incentivo especial já que as atividades previstas inserem-se no âmbito das comemorações da Semana Europeia do Desporto, que decorre entre 23 e 30 de setembro. O Município de Oeiras associou-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), para a realização de várias atividades programadas para sábado, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, entre as 15 e as 19 horas. BeActive é o mote da iniciativa que irá proporcionar um dia em cheio aos participantes e famílias que quiserem participar. 

Pode experimentar a orientação pedestre, com percursos curtos, longos e de labirinto. A atividade consiste na escolha do melhor trajeto, entre pontos marcados no mapa e materializados no terreno, através de balizas de orientação, procurando cumprir, no mais curto espaço de tempo possível. Os participantes irão aprender as técnicas básicas da modalidade e noções de segurança. A idade recomendada são quatro anos e o ponto de encontro é junto à parede de escalada.

Outra das modalidades que vai poder experimentar é o stand-up paddle surf. A atividade dura meia hora e faz-se em vários turnos durante a tarde. Estarão presentes monitores para dar as instruções técnicas e o acompanhamento necessário para que possa manobrar e viver momentos divertidos. Terá que comparecer na pista de canoagem 15 minutos antes do início da atividade. A idade mínima para participar é de seis anos e é obrigatório todos os participantes saberem nadar e usarem colete. 

Atenção que é necessário realizar inscrição online. Para mais informações pode enviar email para ddesporto@nulloeiras.pt ou contactar o número de telefone 214 408 540.

Também neste dia, vão estar presentes os Jogos de Oeiras (que estabelecem um calendário anual de competições informais de diversas modalidades, com participação gratuita para toda a população) para este BeActive em família, no Jamor. Além de experimentar as modalidades desportivas e participar nas atividades lúdicas, poderá ainda assistir às aulas de fitness e dança que irão decorrer num palco e realizar os rastreios de saúde programados.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA