fit

Este mês há rastreios gratuitos de VIH e outras infeções no concelho de Oeiras

Os testes são indolores e demoram cerca de 20 minutos a dar o resultado. Conheça as datas e locais.
Para todas as idades.

O início de um novo ano é, normalmente, a época de se pôr em prática alguns objetivos pendentes. Se na sua lista está cuidar mais da saúde e marcar exames de rotina, pode começar por aproveitar os rastreios gratuitos que vão estar disponíveis no concelho de Oeiras, ao longo deste mês.

Até 30 de janeiro, a Associação SER+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida) promove rastreios para as infeções de VIH, sífilis e hepatites víricas, no âmbito do projeto “Diagnosticar precocemente na linha de Cascais/Oeiras”. 

O primeiro rastreio decorreu durante esta terça-feira, 7 de janeiro, na Associação Mundo Feliz. Esta quinta-feira, 9 de janeiro, entre as 10 e as 17 horas, o rastreio vai estar a decorrer no centro comercial Oeiras Parque. Já no dia 22 de janeiro, quarta-feira, será a Estação de Algés o local escolhido.

No dia seguinte, 23 de janeiro, quinta-feira, poderá fazer o teste no bairro Jota Pimenta, em frente à Escola Náutica. No dia 28 de janeiro, terça-feira, o rastreio volta a estar no Oeiras Parque e, por último, no dia 30 de janeiro, quinta-feira, regressa à Estação de Algés. 

O projeto nasceu em 2015 com o objetivo de sensibilizar a população “para a adoção de comportamentos preventivos face a estas infeções”, refere o município, assim como promover o rastreio gratuito e confidencial das mesmas. A iniciativa conta com o apoio financeiro Direção Geral da Saúde e da da Câmara Municipal de Oeiras.

A realização do teste faz-se com a recolhe de saliva ou sangue, mas o processo é completamente indolor. Em Portugal, até já existem testes que podem ser realizados em casa. Os resultados demoram cerca de 20 minutos. Para se inscrever basta telefonar (214 814 130) ou (910 905 974) ou enviar email (alexandra.aguiar@nullsermais.pt). 

A realização destes rastreios surge no seguimento da iniciativa global “Fast Track Cities — Cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH”. Em outubro de 2018, a Câmara Municipal de Oeiras assinou a Declaração de Paris, que formalizou o seu compromisso para com este projeto que tem como propósito combater o Vírus da Imunodeficiência Humana.

Até 2030 espera-se atingir os objetivos conhecidos por “95-95-95”. Ou seja, que 95 por cento das pessoas portadoras de VIH estejam cientes do seu diagnóstico, 95 por cento dos doentes diagnosticados estejam em tratamento e que 95 por cento das pessoas que façam o tratamento alcancem a supressão viral. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA