fit

Este é o leite creme mais saudável da Internet (e pode comer sem culpa)

Ao contrário da receita das nossas avós, esta não leva farinha, açúcar ou ovos. Sabor não lhe falta graças à canela de Ceilão.
Um leite creme mais saudável e saboroso.

Os dias mais chuvosos e mais frios pedem uma sobremesa de colher e, de preferência, quente. Mas é preciso moderar a ingestão de guloseimas — pela sua saúde e para não prejudicar a dieta. A melhor solução para poder continuar a desfrutar de um doce é sempre tentar adaptar as receitas que mais gosta e torná-las mais saudáveis.

O leite creme é uma sobremesa típica portuguesa e tem faz as delícias de muitos , mas a receita das nossas avós não é a mais amiga da balança. Esta versão de Isabel Lopes, autora do blogue “Healthy Snack Time” é uma excelente alternativa à original — sem farinha maizena, sem açúcar branco e sem ovos. E pode até ser uma excelente opção vegan, uma vez que o leite pode ser substituído por uma bebida vegetal.

Para preparar esta variante vai precisar de canela de Ceilão em pó — mais saudável do que aquela que estamos habituados a consumir. Existem dois tipos de canela: a canela de Ceilão e a cássia. Normalmente consumimos a cássia, mais escura e mais barata. No entanto, a opção mais saudável é a canela de Ceilão, proveniente do Sri Lanka, Índia, Madagáscar e Caraíbas. É retirada da zona interna dos troncos e enrola-se em várias camadas, a cor é clara e produz um pó fino. O aroma e sabor são mais intensos.

Do que precisa

— 1 litro de leite (ou bebida vegetal)

— 1 ou 2 paus de canela de Ceilão (ou de cássia, em alternativa)

— 1 casca grande de limão

—  2 colheres de sopa de açúcar de coco ou um adoçante natural

— 4 colheres de sopa de tapioca hidratada

— Canela de Ceilão em pó q.b

Como se faz

Colocar num tacho ou panela o litro de leite ou bebida vegetal e aquecer com os paus de canela e a casca de limão — deixar ganhar o sabor da especiaria . Acrescentar o açúcar e mexer até dissolver bem.

Sempre a mexer, ir adicionando a tapioca até ficar na consistência desejada. Tirar do tacho do calor, retirar a casca de limão e os paus de canela e distribuir o preparado por taças. Acrescentar por cima, a canela em pó, a gosto.

Se procura outras opções de receitas saudáveis e sem glúten, carregue na galeria para descobrir mais seis sobremesas que pode experimentar em casa e que não requerem muito jeito para a cozinha.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA