fit

Este é o acessório que precisa para treinar a postura (e só custa 16€ na Decathlon)

É o equipamento ideal para fazer reforço muscular e o equilíbrio e prevenir lesões.
O acessório de equilíbrio perfeito para conseguir treinar em casa.

Há quem goste de ir ao ginásio e consiga fazer treinos regulares. Mas, para muitas pessoas, fazer sessões de musculação rapidamente se torna aborrecido. O circuito acaba por ser bastante repetitivo: pesos, máquinas, passadeira e de volta aos pesos — não necessariamente por esta ordem, claro.

Os personal trainers aconselham sempre a que se façam os exercícios corretamente e com uma boa postura para podermos tirar o máximo proveito do treino. Mas quando está no ginásio por conta própria, sem qualquer acompanhamento, pode ser difícil conseguir corrigir a postura, fazer o exercício e concentrar-se nas repetições, tudo ao mesmo tempo. 

Para ter a certeza de que os seus músculos estão na melhor forma possível e prevenir lesões futuras,  a NiT recomenda um acessório que é particularmente popular entre fisioterapeutas e preparadores físicos. É da marca Domyos e pode ser encontrado na loja online da Decathlon por 16€.

Mas, afinal, do que estamos a falar? Chama-se almofada de equilíbrio e permite “tornar um exercício básico num exercício bem mais desafiante no nosso treino, beneficiando outras capacidades no nosso corpo que não podem ser treinadas somente com halteres ou máquinas de musculação”, explica Inês Tavares, PT do FitTejo.

Esta espécie de bola achatada é um acessório que funciona como uma plataforma de instabilidade. “É um aliado importante na estabilização do core [zona abdominal e lombar], ajuda no trabalho de correção de desequilíbrios musculares e a melhorar a sua postura. Além disso, pode ser utilizado como forma de trabalhar o reforço muscular para prevenir lesões”, afirma a personal trainer.

O acessório tem mais de 300 avaliações positivas no site e parece ser um dos favoritos para ter em casa e conseguir treinar sozinho porque, segundo a Decathlon, “dominar o equilíbrio e a agilidade é tão importante como ter um corpo musculado”.

Outros benefícios associados ao uso desta almofada são o “aumento da nossa capacidade propriocetiva (a capacidade sensorial de reconhecer em que posição está cada parte do nosso corpo), o que consequentemente vai melhorar o equilíbrio e controlo neuromuscular”, refere a personal trainer. 

Para usar corretamente este acessório, em primeiro lugar, é importante não sentir o chão quando estiver em cima dele. Em seguida, defina o seu nível: quanto mais cheio estiver o disco, menos trabalhará o seu equilíbrio. Por outro lado, quanto menor for o enchimento, maior será a instabilidade. Por último, os relevos vão causar maior instabilidade e estimular a sua circulação sanguínea.

A personal trainer deixa algumas sugestões de exercícios que pode fazer com esta almofada e que ajudam a melhorar a postura, equilíbrio e estabilidade. Carregue na galeria para os descobrir.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA