fit

Este clube de kung fu em Oeiras celebra 20 anos no domingo e a festa é aberta a todos

Demonstrações de artes marciais e de Dança do Leão vão marcar a festa do Clube de Kung Fu Hong Long, a 7 de julho.
Imagem: Clube de Kung Fu Hong Long.

É apontado como a origem de todas as artes marciais e desportos de combate contemporâneos. O kung fu, prática milenar com origem na China, espalhou-se pelos quatro cantos do mundo, levando a sabedoria oriental e os benefícios ligados à saúde e ao bem-estar físico e mental. Em Portugal, existem vários espaços dedicados a este desporto e no concelho de Oeiras não é diferente. 

O Clube de Kung Fu Hong Long — Escola de Artes Marciais Chinesas, situado na Lage, junto ao Lagoas Park, foi fundado em 2004, por Mário Lameiras, que se dedicou a esta arte depois de ter tido contacto com um mestre chamado Yin Chang Li, de ascendência chinesa, que viveu em Portugal nos anos 70 e 80, vindo de Macau.

Além da componente desportiva, o espaço assumiu, desde logo, um compromisso com os valores do kung fu tradicional, abraçando também os seus aspetos culturais. A escola orgulha-se de ter tido, ao longo dos anos, vários atletas que se destacaram no panorama do desporto a nível nacional. Além das aulas dedicadas a ao kung fu, o clube tem vindo também a promover atuações de Dança do Leão e a organizar workshops de filosofia, chi kung e outras temáticas teóricas das artes marciais chinesas.

Este ano, o Clube de Kung Fu Hong Long celebra 20 anos e terá a porta aberta para que a comunidade oeirense possa também participar e conhecer a sua atividade. É neste domingo, 7 de julho, que terá lugar a cerimónia oficial de celebração, no Centro Cultural da Lage em Oeiras, pelas 15 horas. No evento será apresentado o livro comemorativo dos 20 anos do Clube, com uma edição financiada pela Câmara Municipal de Oeiras.

A iniciativa, que conta também com o apoio da Fundação Casa de Macau, tem por base a manifestação cultural da diáspora chinesa e macaense. Terá momentos musicais, assim como demonstrações de kung fu e de Dança do Leão. Desta forma, a escola quer dar a conhecer aos visitantes o seu estilo de Kung Fu tradicional, “transmitido ao longo de gerações, de mestres para discípulos, com origens que remontam ao Templo de Shaolin do Sul na China do século VIII”, contam os responsáveis. 

Acreditamos que os valores do kung fu, como a resiliência e a superação, são extremamente benéficos para o desenvolvimento pessoal e social, ajudando os nossos membros a enfrentarem desafios e a alcançarem o seu pleno potencial”, refere o fundador Mário Lameiras, reforçando que o clube tem como missão difundir a arte do kung fu a pessoas de todas as idades e classes sociais.

“Orgulhamo-nos das diversas parcerias que estabelecemos, nomeadamente com a Escola Chinesa, e oferecemos uma classe especial dedicada a pessoas de contextos economicamente menos favorecidos, garantindo que todos têm a oportunidade de aprender e beneficiar desta prática milenar”, acrescenta. 

No domingo, 7 de julho, poderá, então, ter oportunidade única de conhecer de perto a história e o trabalho desta escola, assim como os valores e tradições que movem os mestres e os discípulos que dela fazem parte. Se ficou curioso em experimentar as aulas, saiba que o clube tem inscrições abertas par diferentes classes. 

Para os juniores, a partir dos cinco anos, as aulas acontecem às terças e quintas das 18 horas às 19h20 e aos sábados das 11 horas às 12h30. Já para os alunos séniores, as aulas são realizadas às terças e quintas das 19h30 às 21h30 e aos sábados das 9 às 11 horas. As inscrições custam 40€ e as mensalidades têm o mesmo valor.

Para mais informações sobre os cursos, os instrutores, as técnicas, a escola e outros serviços, pode enviar email para info@nullclube-honglong.com ou consultar o site do clube e também segui-lo nas redes sociais como o Instagram e o Facebook

Carregue na galeria para ver mais algumas imagens do clube. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA