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Este caril de grão com legumes traz conforto e muita cor aos dias frios e cinzentos

Pode alterar a receita da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva de acordo com os legumes que tiver em casa. Experimente.
De ficar com água na boca.

É um prato de conforto perfeito para os dias chuvosos, até mesmo para quem não é vegetariano. Se nunca experimentou caril de grão, não sabe o que está a perder. Esta é uma leguminosa com um alto teor em fibra e grande valor vitamínico, o que torna a receita bastante rica, nutritiva e saciante, além de ter muita cor, sabor e ser super reconfortante nos dias frios. 

Segundo a nutricionista oeirense, Cátia Carvalho Silva, pode juntar mais legumes aos que a própria sugere, ou substituí-los por outros que prefira. Também o leite de coco, muito usado nestes pratos, pode ser trocado por natas light, caso não goste da primeira opção. Além disso, é um prato perfeito para fazer durante a semana, quando tem pouco tempo. É simples, muito rápido e o melhor de tudo: só vai sujar uma panela. 

Conheça o trabalho de Cátia Carvalho Silva através das páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online com a nutricionista através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

De seguida, tome nota de todos os ingredientes e temperos de que vai precisar. As quantidades dependem do número de pessoas a quem vai servir a refeição, mas é um prato que fará certamente sucesso num jantar de amigos — e que vai conquistar até aquele que diz não gostar de comida vegetariana. 

Do que precisa

— Grão de bico

— Pimentos (pode misturar verde e vermelho para dar mais cor ao prato)

— Abóbora

— Curgete

— Alho francês

— Cogumelos

— Tomate

— Leite de coco light ou natas light

— Azeite

— Sal e pimenta

— Pó de caril, chilli, mix várias especiarias (a nutricionista sugere o “Ras el hanout” da marca Gutbio)

Como se faz

Comece por cortar todos os legumes em pedaços pequenos. Depois coloque numa panela com azeite e deixe cozinhar. Quando todos os legumes tiverem cozinhados, adicione o grão e o leite de coco ou as natas. Tempere o preparado a gosto com as especiarias e deixe apurar mais uns cinco minutos. Sirva com arroz basmati ou “arroz” de couve-flor. 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas vegetarianas partilhadas por Cátia Carvalho Silva.

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