fit

Estas são as amêndoas da Páscoa com mais (e menos) açúcar à venda no supermercado

A pior opção soma 86 gramas de açúcar por 100 gramas de amêndoas, o que é assustador.
Cuidado com aquilo que compra.

Esta Páscoa será certamente diferente, mas há coisas que nem a pandemia consegue mudar. Mesmo que em casa, sem a habitual refeição com toda a família, nada impede de termos a mesa recheada dos doces tradicionais desta época. Quem não ganha muito com isso é a nossa saúde — e peso também.

Se pensarmos nas amêndoas na sua forma natural, estamos perante um fruto seco que é um dos snacks mais aconselhados pelos nutricionistas quando o objetivo é perder e controlar o peso. É rico em fibra e está carregado de nutrientes e antioxidantes.

O problema é que as versões que encontramos à venda nos supermercados por esta altura estão carregadas de açúcar e calorias. Como sabemos que não vai deixar de comprar as amêndoas da Páscoa, pedimos um conselho à nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

“Deve escolher as que têm o menor teor de açúcar. Porém, o ideal é mesmo optar pelas amêndoas verdadeiras que podem ser torradas ou adaptadas em casa para uma versão saudável coberta com, por exemplo, chocolate negro ou cacau”, sugere a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Para ajudar, a NiT analisou mais de 35 pacotes de amêndoas à venda nos supermercados. Resultado: uma lista com as sete opções com menos açúcar (da 14.ª à 8.ª posição do nosso ranking) e os sete pacotes com maior quantidade deste ingrediente (da 7.ª à 1.ª posição do ranking).

Podemos adiantar que aquele que ocupa o último lugar da lista contém dez gramas de açúcar por cada 100 gramas de produto. Já a primeira posição significa 86 gramas de açúcar por 100 gramas de amêndoas — quase todo o teor do pacote é açúcar, o que é assustador.

Carregue na galeria para conhecer a que amêndoas correspondem estes valores.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA