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Estas rabanadas são as mais saudáveis da internet (sem leite, ovos nem açúcar)

Este doce típico da Natal vai passar a ser a sua sobremesa saudável favorita — e vai conquistar a família.
Um dos doces mais típico do Natal vai passar a ser saudável.

O Natal aproxima-se a passos largos e, inevitavelmente, começam a aparecer os doces típicos da época. Até na noite de Natal dizemos que só vamos provar um e, quando nos apercebemos, já comemos de tudo o que havia na mesa das sobremesas. Uma fatia de pão-de-ló aqui, um sonho acolá e lá se foi a dieta. Mas não tem de ser assim: esta receita de rabanadas é saudável — e pode comer sem culpa.

Não se martirize mais com o cenário dos anos anteriores. Em vez disso, mantenha o foco na noite de consoada e no que pode fazer para não chegar ao final do mês com vários quilos extra. Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, a palavra chave no Natal deve ser a moderação.

Esqueça as tradicionais fatias douradas, com ovos moles, canela, açúcar, leite e até manteiga. E o melhor de tudo é que estas não precisam de ser fritas em óleo ou azeite. Apesar de esta receita ser mais saudável, quem está de dieta deve ter cuidado com as fatias que come porque o pão continua a ser o ingrediente principal.

Do que precisa

— 1/2 baguete

Para o caldo:

— 1 chávena de bebida vegetal de arroz

— 1 colher de sopa de amido de milho

— 1/2 colher de chá canela em pó

— 1/8 de colher de chá de cúrcuma em pó

— 1 colher de sopa de xarope de coco ou outro adoçante à escolha

Como se faz

Corte o pão em fatias com 1,5 a 2 centímetros de espessura e reserve.

Para a calda: numa panela coloque o amido, cúrcuma e canela e deite a bebida vegetal aos poucos, dissolvendo bem os ingredientes. De seguida coloque o xarope de coco e mexa sempre até a mistura engrossar um pouco.

Após engrossar transfira para um prato fundo. Deixe arrefecer até estar morno. Coloque uma frigideira antiaderente em lume brando. Molhe cada fatia de pão na calda e de seguida coloque na frigideira. Repita o processo até terminar o pão. Se sobrar calda coloque por cima do pão na frigideira.

Deixe até alourar, vire e repita o processo para o lado contrário. Quando estiverem douradinhas retire e coloque sobre o prato desejado para servir.

Pode fazer calda extra e colocar à parte para que os mais gulosos possam ter um molho delicioso e saudável. Também irá servir para usar no dia seguinte, pois estarão um pouco mais secas.

Carregue na galeria para descobrir quais são os doces de Natal mais calóricos — é possível que fique surpreendido com o primeiro lugar.

 

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