fit

Estas panquecas de maçã vão fazer com que os miúdos comecem o dia a comer fruta

O segredo está em mergulhar as rodelas da maçã por inteiro na massa. Não têm açúcar e o resultado vai surpreendê-los.
Uma delícia.

Existem certos pequenos-almoços que sabem bem ao longo de todo o ano, mas que no inverno parece que ganham mais sabor. Os dias frios pedem opções, inversamente, mais quentes, nutritivas e de conforto. A importância da primeira refeição do dia reforça também a vontade de escolher alternativas que nos façam ter energia para as horas seguintes. E a verdade é que conseguimos tudo isso com umas simples panquecas.

O nome leva-nos para pensamentos gulosos, mas a verdade é que há muitas receitas menos calóricas e o segredo está nos ingredientes utilizados — seja na massa ou em tudo aquilo que escolhe colocar (ou não) por cima. A proposta, desta vez, são umas panquecas de maçã, cujo recheio são as rodelas da fruta. E fica “uma verdadeira delícia”, como garante a nutricionista Cátia Carvalho Silva. 

Mesmo que sinta que não tem tempo para nada ao início do dia, pelo menos o momento do pequeno-almoço deve ser encarado com alguma tranquilidade. Se tem dificuldade em fazer os miúdos comerem bem de manhã, por só quererem cereais (partilhamos neste artigo os piores à venda nos supermercados), dê-lhes como opção umas panquecas mais saudáveis. Vão adorar a ideia, de certeza. 

Até mesmo para os pais, esta é uma excelente opção para começar bem o dia. Não precisa de deixar este tipo de pequeno-almoço apenas para os fins de semana, já que esta é uma receita simples e rápida de fazer. Só precisa de ter os ingredientes em casa e cerca de 15 minutos para chegar ao produto final.

Pode escolher o tipo de maçã que mais gostar, entre as diferentes variedades que existem, substituir o leite de vaca por bebida vegetal, se preferir, e utilizar farinha de aveia em vez da branca, de trigo. 

Siga o trabalho da nutricionista oeirense através das páginas de Instagram e Facebook e, se quiser, marcar uma consulta presencial ou online através do email catiacarvalho.silva@nullgmail.com.

Do que precisa

— 1 maçã

— 1 ovo

— 60 gramas de leite ou bebida vegetal

— 90 gramas de farinha de aveia

— 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

— 1 colher de café de fermento

— Canela a gosto

Como se faz

Comece por colocar o ovo, a bebida vegetal e a farinha de aveia numa tigela e misture. Acrescente a essência de baunilha, o fermento e a canela a gosto e bata a mistura mais um pouco. De seguida, retire os caroços da maçã, com um descaroçador. Corte a maçã em fatias redondas e acrescente-as, por inteiro, ao preparado. Dê duas ou três voltas para que fiquem mergulhadas na massa. Depois, coloque-as as fatias envoltas em massa numa frigideira antiaderente, durante dois minutos de cada lado ou até que a massa esteja cozinhada. Sirva-as simples, com fruta ou com um fio de mel. 

Outra das receitas que faz sucesso nos lanches de inverno são os muffins. Carregue na galeria para conhecer cinco receitas que vai gostar de experimentar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA