fit

Estas bolinhas de grão no forno são ótimas para petiscar ou servir como refeição

A proposta da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva é uma boa opção para quem quer arriscar novas receitas vegetarianas.
Imagem ilustrativa de Freepik.

O grão caracteriza-se por ser uma leguminosa bastante rica e importante para quem pretende manter uma alimentação equilibrada. Tem um elevado teor de fibra, proteínas vegetais, minerais e vitaminas. Mantém o funcionamento equilibrado do intestino, fortalece o sistema imunológico, tem um baixo índice glicémico e promove a sensação de saciedade.

Além disso, é ainda considerado o “grão da felicidade”, já que contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, ligado à sensação de bem-estar. Por estas e outras razões, deve inclui-lo nas refeições que faz ao longo da semana. Bastante versátil quanto à sua utilização, pode ser usado para fazer sopas, entradas e pratos principais e até doces. 

A receita que partilhamos pode ser servida no início das refeições, para partilhar entre os seus convidados, com uma maionese caseira, ou como prato principal, acompanhando com uma salada. É uma forma original de confecionar a leguminosa e vai surpreender todos lá em casa. Falamos de bolinhas de grão no forno (esqueça os fritos, nesta época já bastam os de Natal), super fáceis de fazer. 

A proposta é da nutricionista Cátia Carvalho Silva e serve cerca de 18 unidades. Siga o trabalho da profissional nas páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

— 380 gramas de grão-de-bico

— 40 gramas de cebola

— 50 gramas de cenoura ralada

— 70 gramas de farinha de aveia

— 3 colheres de sopa de azeite

— 1 colher de sobremesa de curcuma

— 1 colher de chá de mix de especiarias marroquinas

— Salsa a gosto

— Sal e pimenta a gosto

Como se faz

Comece por colocar o grão, a cebola e o azeite num robot de cozinha e triture-os. Transfira a pasta para uma taça e adicione a cenoura, as especiarias, o sal e a pimenta e envolva bem todos os ingredientes. Adicione a farinha de aveia e, por fim, a salsa picada. Deixe repousar cerca de 30 minutos a uma hora no frigorífico. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Retire o preparado do frigorífico e faça bolinhas pequenas, distribuindo-as depois por um tabuleiro. Leve-o ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos ou até ficarem douradinhas.

Se gostou da sugestão, carregue na galeria para conhecer outras receitas vegetarianas da nutricionista oeirense. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA