fit

Esta receita de rolo vegetariano vai deixar os seus convidados impressionados no próximo jantar

A sugestão é da nutricionista oeirense Cláudia Maestre, especialista em nutrição desportiva.
Acompanhe com salada ou legumes cozidos.

Se não aproveitou o ano de 2021 para comer de forma mais saudável, não se preocupe: “Ano Novo, vida nova” não é assim o ditado popular? Esta é a oportunidade ideal para começar a comer bem e de forma mais regrada, isto é, com menos calorias e mais nutrientes. Parecendo que não, as festividades já terminaram e não existem mais desculpas para fugir à dieta. 

É totalmente normal cometer alguns excessos na época natalícia, prolongando-se até à Passagem de Ano. Todos nós o fizemos e não tem mal nenhum. Porém, a alimentação saudável não deve ser deixada de lado nos meses seguintes. Por isso, a New in Oeiras desafiou Cláudia Maestre, especialista em nutrição de desporto e alimentação vegetariana, a criar uma receita para os oeirenses que estão a tentar manter o foco como se costuma dizer.

No entanto, não se esqueça que qualquer tipo de regime deverá ser orientado por um especialista de forma a que o processo de perda de peso seja feito de forma saudável. Só assim conseguirá os resultados que desejar, sem sofrer consequências graves e afetar a sua saúde. 

A verdade é que nem sempre temos criatividade para criar receitas saborosas e que cumpram os requisitos que temos de seguir. É mais difícil do que parece e é por isso que lhe damos a conhecer a melhor receita de rolo vegetariano que vai encontrar. Acompanhe com legumes cozidos ou uma salada bem fresca e colorida. Sirva aos seus amigos no prato mais bonito que tiver ou, simplesmente, faça para si e delicie-se com esta versão de rolo enquanto vê a sua série favorita. 

Pode contactar Cláudia Maestre caso necessite de uma consulta de nutrição através de email ou enviando uma mensagem para a página de Instagram da mesma. A nutricionista está disponível para responder a quaisquer questões que tenha sobre este tema. 

Agora está na hora de conhecer a receita do rolo vegetariano.

Do que precisa

— 2 colheres de sopa de linhaça moída;

— 2 colheres de sopa de água;

— 3 colheres de sopa de azeite;

— 1 cebola grande ou 2 médias;

— 4 dentes de alho;

— 1 cenoura grande;

— 1 talo de aipo;

— 1 pimento vermelho médio;

— 200 gramas de cogumelos;

— Sal;

— 1 colher de chá de pimentão doce;

— Meia colher de chá de pimenta;

— 1 colher de chá de oregãos;

—50 mililitros de vinho tinto;

— 1 colher de sopa de molho de soja;

— Meia chávena de couscous cozinhados;

— Meia chávena de farelo ou flocos de aveia;

— 250 gramas de lentilhas cozidas;

— 1 colher de sopa de molho de tomate;

— 1 colher de sopa de vinagre balsâmico.

Como se faz

Comece por fazer o “ovo” de linhaça, misturando as duas colheres de sopa de linhaça moída com duas colheres de água. Reserve enquanto cozinha os restantes ingredientes.

Aqueça uma frigideira com azeite. Depois, coloque a cebola picada, o alho picado, a cenoura ralada e o pimento vermelho cortado em pedaços pequenos. Os cogumelos e o aipo deverão ser picados também e acrescentados aos anteriores. Deixe refogar durante 10 a 15 minutos. Junte sal e as especiarias e deixe cozinhar por mais três a cinco minutos. Ao fim desse tempo, junte o vinho tinto e o molho de soja e deixe o líquido evaporar. 

Num processador de alimentos, junte os legumes anteriormente cozinhados, a polpa de tomate, o couscous já feito, as lentilhas cozidas, a aveia, o “ovo” de linhaça e misture durante uns segundos. Verta a mistura para uma forma retangular coberta por papel vegetal. 

Numa taça à parte, junte uma colher de sopa de molho de tomate, uma colher de sopa de molho de soja e uma colher de sopa de vinagre balsâmico. Este vai ser o seu molho que deve colocar por cima do rolo. Leve ao forno a 180 graus cerca de 20 minutos e já está pronto a servir. Vai adorar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA