Portugal é conhecido pelo bom peixe e pela variedade de pratos que se podem confecionar com diferentes espécies. No entanto, há um, pouco consensual e rejeitado por quem tem um paladar mais refinado, que se pode tornar protagonista de várias refeições, basta usar a imaginação. Falamos da pescada, que muitos dizem não ter sabor ou resultar em pratos mais aborrecidos.
Neste caso, a criatividade é o melhor tempero. Sabemos, porém, que no meio da rotina cansativa da semana, chega uma altura em que já não sabemos o que cozinhar. Acabamos por fazer os mesmos pratos de sempre, mas o truque é não desistir de experimentar e inovar e, para isso, a nutricionista Cátia Carvalho Silva dá uma ajuda.
A profissional partilha receitas saudáveis, com a proposta de olhar para uma panela vazia como se se tratasse de uma tela em branco. Aos poucos, ingrediente a ingrediente, vai-se criando arte na cozinha, mesmo para quem acha que não tem talento nesta área. É só ter os materiais (alimentos) certos e seguir a receita passo a passo.
Experimente esta proposta de pescada com molho de tomate. No final, até os miúdos e alguns adultos vão passar a gostar mais deste peixe. O melhor de tudo é que pode recriá-la também com outro tipo de peixes, reaproveitando, por exemplo, sobras de refeições. As doses servem duas pessoas.
Conheça melhor o trabalho da nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook e, se quiser marcar uma consulta, presencial ou online, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— 4 postas de pescada
— 1 tomate
— 1/2 cebola
— miolo de amêijoas
— 1 ramo de coentros
— azeite
— sal, pimenta, alho em pó
— 2 batatas pequenas
— 1 ramo de brócolos
Como se faz
Coloque as batatas e os brócolos a cozer. Lave bem o tomate, corte às rodelas e reserve. Corte a cebola também às rodelas. De seguida, coloque o tomate, a cebola, o miolo de amêijoa, os coentros e duas colheres de sopa de azeite no fundo de uma panela. Por cima, coloque a pescada e cubra com um dedo de água. Tape a panela e deixe cozer.
Quando a pescada estiver cozida, retire-a do tacho, assim como o miolo de amêijoas. Com a ajuda de uma varinha mágica, triture o preparado de tomate, cebola e coentros. Junte novamente a pescada e o miolo de amêijoas e tempere a gosto. Leve ao lume durante mais três a cinco minutos. Acompanhe com as batata e os brócolos.
Carregue na galeria para conhecer outras cinco receitas de peixe e marisco, sugeridas por Cátia Carvalho Silva.