fit

Domino’s, Pizza Hut ou Telepizza: qual é o pão de alho mais calórico?

Na hora de encomendar uma pizza, é uma entrada obrigatória para muitos de nós. Mas serão assim tão diferentes entre marcas?
Saiba com o que pode contar.

Ah, la bella Italia. Das pizzas às massas, a cozinha italiana é uma das gastronomias mais consensuais do mundo. Praticamente em qualquer país é possível resolver uma refeição de forma segura à conta das tradições culinárias italianas.

A universalidade dos ingredientes e a forma relativamente simples de os confecionar permitiu o surgimento de inúmeras variações destes clássicos, um pouco por todo o lado. Há até uma maravilhosa página, chamada “Italians Mad About Food”, que coleciona os momentos em que italianos se zangam com o que lhes fizeram a certos pratos típicos. Sim, o ananás na pizza e a carbonara com natas são pecados capitais para um italiano.

Para além destes dois clássicos, de Itália chegaram mais iguarias à nossa mesa, a começar pelas entradas. Antes do prato principal, sabe sempre bem pegar num pedaço de pão de alho a fumegar.

A base é super simples: alho, azeite e orégãos. A partir daí, tudo pode acontecer. E acontece mesmo: esta especialidade é uma das mais pedidas em qualquer espaço de inspiração transalpina. Com tantos fãs, é natural que as principais cadeias de pizzarias tenham as suas próprias versões.

A NiT esteve a espreitar os valores nutricionais do pão de alho de três cadeias que todos conhecemos: a Pizza Hut, a Telepizza e a última das três a chegar a Portugal, a Domino’s.

Por regra, cada cadeia oferece mais de uma opção de pão de alho — e quase sempre uma com queijo. Neste caso, a base é a mesma mas com o tal toque desse ingrediente extra, portanto é sempre um pouco mais calórico. Para simplificar as coisas, compaámos os valores do pão de alho simples (por 100 gramas).

O menos calórico é o da Pizza Hut (236 calorias), sendo que o da Domino’s e o da Telepizza têm um valor calórico semelhante. Em termos de hidratos de carbano, andam relativamente próximos (o que tem mais por 100 gramas é o da Domino’s).

Quanto aos açúcares, o da Pizza Hut volta a destacar-se: 1,4 gramas. É menos de metade das opções base da Telepizza e da Domino’s. Se analisarmos o sal, a mais salgada é a da Telepizza, 1,2 gramas. Compare, a seguir, as doses base de referência para 100 gramas de pão de alho.

Convém salientar que a dose pão de alho servida na Domino’s e na Pizza Hut é um pouco abaixo dos 100 gramas que servem de referência. A tabela nutricional facultada pela Telepizza não especifica os valores da dose servida.

O pão de alho, na versão que hoje conhecemos, é contemporâneo da bruschetta. É popular em diferentes regiões de Itália desde o século XV mas as suas origens são anteriores: remontam ao tempo de Roma Antiga.

A é receita super simples e fácil de recriar em casa. Há quem o faça com manteiga, por exemplo, mas o azeite é sempre uma gordura mais saudável. No entanto, sabemos bem que o mais comum é fazer o pedido nalgum restaurante ou comprar embalado para ter em casa.

Curiosamente, boa parte das opções que encontramos nos supermercados são mais calóricas do que as opções da Domino’s, Pizza Hut e Telepizza. Algumas porque têm mais ingredientes, como o queijo, outras porque têm mais gorduras saturadas na composição.

Para ter uma ideia das opções embaladas disponíveis atualmente nas prateleiras dos supermercados, a NiT elaborou um ranking com nove variedades. A que ocupa o primeiro lugar tem 298 calorias por cada 100 gramas, enquanto a que ocupa o nono lugar soma 503 para o mesmo valor de referência. Carregue na galeria para as descobrir.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA