fit

DGS: se esteve na festa do Sporting, deve fazer um teste à Covid-19 nos próximos dias

As autoridades de saúde aconselham a estar atento aos sintomas da doença e reduzir os contactos durante os próximos 14 dias.
Esteja atento

Uma das imagens mais marcantes da noite desta terça-feira, 11 de maio, inclui milhares de adeptos do Sporting, juntos, a festejar o título de campeão nacional de futebol que escapava ao clube há 19 anos. Tudo seria normal, não fosse o caso de ainda estarmos a viver uma pandemia. Se esteve nos festejos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa alguns conselhos.

O grande aglomerado de pessoas sem distância de segurança e a ausência muitas vezes de medidas de proteção como a utilização de máscara gera uma preocupação acrescida à DGS. Assim, a entidade deixou alguns conselhos aos adeptos que estiveram presentes nas celebrações, entre os quais um dos mais importantes é o de realizarem um teste à Covid-19 entre o quinto e o décimo dia depois das celebrações — o que aponta para a próxima semana.

De acordo com o “Notícias ao Minuto”, a entidade aconselha os adeptos a reduzirem o máximo possível os contactos durante os próximos 14 dias, mantendo as normas de higiene como o uso de máscara, o distanciamento social, a correta higienizarão das mãos e etiqueta respiratória e ainda a ventilação dos espaços.

Além disso, é aconselhado também que estejam “atentos a sintomas como febre, tosse (de novo, agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar e que contactem o SNS24”.

Durante os festejos houve ainda confrontos com a polícia e várias medidas de segurança ignoradas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA