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Bulgur: a incrível (e saudável) alternativa ao arroz e à massa

A nutricionista oeirense Cátia Carvalho da Silva explica todos os benefícios deste grão integral feito a partir do trigo.
Já experimentou?

O bulgur, também conhecido como triguilho, é um grão integral feito a partir do trigo. É originário do Médio Oriente e muito utilizado na cozinha mediterrânea. É rico em vitaminas do complexo B, fibras, proteínas e minerais, sendo desta forma considerado um alimento bastante nutritivo e uma excelente alternativa ao arroz ou à massa. Do ponto de vista nutricional, o bulgur apresenta, por cada 100 gramas: 349 calorias, 1,8 gramas de lípidos, 65 gramas de hidratos de carbono, 11,9 gramas de fibra e 12,9 gramas de proteína.

Destaca-se ainda a sua riqueza em minerais como ferro e fósforo, e ainda vitaminas A e B (B3 e 6). Os benefícios para a saúde são imensos. Primeiro, o bulgur é rico em fibra, ajudando a regular o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade.

Além disso, é rico em magnésio, contribuindo para o normal funcionamento muscular e do sistema nervoso e ainda na redução do cansaço e da fadiga; e rico em ferro, sendo importante para a formação de células sanguíneas e ajudando no transporte do oxigênio, prevenindo estados de anemia.

O bulgur é ainda rico em vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. E como cozinhar? É simples. Demora cerca de 15 minutos e para uma chávena de bulgur deve adicionar duas de água, tal como faz com o arroz.

O bulgur pode ser consumido quente ou frio, como acompanhamento ou como prato principal. No entanto, apesar de todos os benefícios nutricionais apresentados, este é desaconselhado a doentes celíacos, uma vez que apresenta glúten na sua composição.

Pode marcar uma consulta, presencial ou online, com a nutricionista Cátia Carvalho da Silva através das páginas de Instagram e Facebook, ou do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

De seguida, carregue na galeria para descobrir cinco frutos secos que pode (e deve) comer se quiser emagrecer.

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