fit

Batata doce recheada com bacalhau: a receita ideal para quem quer fugir do tradicional

Surpreenda a família este Natal, com a proposta original da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva.
A família vai adorar.

Bacalhau cozido com todos, bacalhau espiritual e até bacalhau com natas. Já sabemos que existem inúmeras receitas que se podem fazer com bacalhau e no Natal, cada zona do País — e cada família — tem a sua versão favorita. A questão é que todos os anos se servem os mesmos pratos na Consoada e se há quem adore manter a tradição, por outro lado, outros preferem inovar e surpreender os familiares com sabores diferentes, mantendo o ingrediente principal.

Se faz parte do segundo tipo de chefs caseiros, então vai adorar esta receita da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva: batata doce recheada com bacalhau. Uma excelente sugestão de prato principal, saborosa e prática, que vai aliviá-lo do stress que é passar dias inteiros na cozinha. 

É certo que o bacalhau é presença assídua na mesa dos portugueses nesta época do ano e se há altura em que fingimos que as calorias não contam é precisamente no Natal. No caso de querer um prato que seja mais saudável para servir à família, além de ser visualmente bonito e muito apetitoso, experimente esta receita. Os ingredientes listados são para duas pessoas. No caso de querer servir a um grupo maior, é só aumentar as quantidades. 

Conheça o trabalho de Cátia Carvalho Silva através das páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online com a nutricionista através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

— 1 batata doce grande

— 1 posta de bacalhau

— 1 molho de espinafres frescos

— Meia cebola roxa

— 3 colheres de sopa de azeite

— 4 colheres de sopa de queijo mozzarella light

— Sal e pimenta

— Alho em pó

Como se faz

Coza a batata doce e o bacalhau (já demolhado). Retire o interior da batata doce com uma colher (com cuidado para não desfazer a casca) e reserve. Com o bacalhau já cozido, retire peles e espinhas.

Numa frigideira antiaderente, adicione o azeite e salteie a cebola, o bacalhau, os espinafres e o interior da batata doce. Tempere com pimenta, alho em pó e sal q.b. Recheie a batata doce com o preparado anterior, polvilhe com queijo mozzarella light e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, até o queijo derreter.⁣

Depois de se deliciar com este prato, pode atacar as sobremesas. Para não se deixar levar por excessos, o ideal é saber quais são os 12 doces de Natal mais calóricos. Carregue na galeria para ficar a par.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA