As temperaturas baixaram, a chuva regressou e as mantas já estão a postos no sofá. A chegada do outono (além da mudança nas peças fundamentais do armário) significa uma coisa: o regresso da comida de conforto. As saladas e opções mais light saem do menu, entrando pratos quentes que aconcheguem o estômago nos dias mais frescos, sem contornar o foco numa alimentação saudável.
Se não quer alternativas muito pesadas, escolha peixe em vez de carne. E há um que nunca falha: bacalhau. É, talvez, o mais versátil de todos. E agora ficará a conhecer uma nova receita, caso queira fugir dos típicos pratos que o têm como protagonista.
A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva que, ao contrário de outras, não é acompanhada por batatas ou arroz. Só vai precisar de espinafres e grão para conseguir um prato super nutritivo e que vai mantê-lo saciado. O melhor de tudo é que, se apostar também num bom empratamento, vai sentir-se um verdadeiro chef e surpreender todos lá em casa.
Conheça melhor o trabalho da nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook e, se quiser marcar uma consulta, presencial ou online, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— 400 gramas de postas de bacalhau
— 1 chávena de grão-de-bico cozido
— 2 mãos de espinafres frescos
— 1 cebola média picada
— 2 dentes de alho picados
— 2 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de sopa de tahine (pasta feita a partir de sementes de sésamo que encontra nos supermercados)
— Sumo de um limão
— Sal e pimenta a gosto
Como se faz
Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione o bacalhau previamente cozido e os espinafres e deixe cozinhar até que as folhas murchem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
De seguida, num processador de cozinha, bata o grão-de-bico cozido com tahine, sumo de limão, sal e um pouco de água até formar um puré cremoso. Para servir, distribua o puré no prato e, por cima, coloque a posta de bacalhau com espinafres.
Carregue na galeria para conhecer outras sete receitas de bacalhau, sugeridas pela nutricionista oeirense.