fit

Atenção, pequenos atletas: há aulas de rugby gratuitas em Oeiras

A iniciativa é promovida pelo Oeiras Rugby Clube, que pretende incentivar a prática da modalidade nos mais novos.
Pequenos atletas em ação.

Um dos objetivos do Oeiras Rugby Clube (ORC) desde que foi criado, era que esta modalidade pudesse ser ensinada de forma gratuita a miúdos e jovens do município. Desde a época de 2020/21 a competir na segunda divisão do campeonato nacional de rugby (CN2), o clube acaba de anunciar uma grande novidade: fundou as primeiras escolas de rugby da região, com intenção de serem 100 por cento gratuitas e com escalões de formação que vão dos sub8 até aos seniores. 

“As escolas funcionam num modelo de formação muito diferente do que se faz tradicionalmente em Portugal. Nós estamos a implementar um modelo anglicano, onde o objetivo é criar equipas em todas as escolas do concelho. Essas escolas depois vão competir idealmente num campeonato inter-Oeiras e os melhores de todos vão representar o ORC nos torneios e convívios nacionais”, refere José Teixeira Duarte, presidente do Oeiras Rugby Clube.

Assim, para incentivar a prática de rugby, o clube promotor desta modalidade desportiva no concelho, abre agora ao público as primeiras escolas de rugby gratuitas. A formação/treino, que pretende ser inclusiva para todas as idades, vai decorrer aos sábados de manhã, entre as 10 horas e o meio-dia, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, no campo de rugby sintético, com orientação de treinadores do Oeiras Rugby Clube. Para praticar, basta aparecer equipado, com roupa desportiva e, claro, vontade de treinar. 

Neste momento, a ORC conta já com um conjunto de cerca de 100 jovens praticantes, entre rapazes e raparigas, com idades compreendidas entre os três e os 15 anos. A formação é gratuita nas escolas públicas, que não pagam para terem o serviço de aulas de rugby, apenas requer uma inscrição. O treino é realizado no espaço e período escolar, sob a coordenação de treinadores credenciados e formados pela Federação Portuguesa de Rugby. No caso dos colégios privados, haverá uma inscrição que será paga ou não, consoante as diretrizes dos estabelecimentos.

Para que as escolas possam aderir a este programa de formação, têm apenas de chegar a um acordo com o ORC e decidir em que modalidade querem competir e treinar, podendo tornar-se parceiras ou afiliadas. As escolas parceiras gozam de uma participação total do clube, realizado em parceria com o município, conseguindo desenvolver um rugby mais completo enquanto desporto escolar, com treinadores sempre presentes e um programa de treinos mais evoluído. As escolas afiliadas irão ter um apoio em consultoria para o seu programa de rugby escolar, que poderá passar por treino específico pontual e desenvolvimento/formação dos próprios treinadores/professores.

A coordenação técnica da formação está a cargo de Rodrigo Costa Pereira, treinador de Rugby Nível III (FPR) e jogador de rugby de 2010 a 2016 no RC Montemor, de 2018 a 2020 na Hartpury University RFC e de 2020 a 2022 no CDUL. Atualmente, a ORC já tem acordos com cinco instituições de ensino: Colégio Beiral, Instituto Español, Escola Básica Gonçalves Zarco, Colégio São Francisco de Assis, Colégio do Bom Sucesso e St. Dominic’s International School.

O Oeiras Rugby Clube compete atualmente na segunda divisão do campeonato nacional de rugby (CN2), com treinos realizados às terças e quintas, pelas 20 horas no Estádio do Jamor. Para mais informações pode enviar email para geral@nulloeirasrugby.pt ou ligar para o número de telemóvel 939 062 688. Pode também seguir o clube no Facebook e Instagram

Os treinos decorrem no Jamor.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA