fit

As práticas tarteletes de frutos vermelhos ideais para dividir com quem mais gosta

Simples e saborosas: assim são estas pequenas tartes propostas pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva.
Vai querer repetir.

Há um certo tipo de doces que, sem sabermos bem porquê, achamos difíceis de fazer e acabamos por nunca experimentar prepará-los. Se esse é o seu caso e esses doces, para si, são as tarteletes de fruta, a partir de hoje essa questão nunca mais será um problema. A nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva partilhou uma receita com a NiO que vai querer tentar fazer em casa já no próximo fim de semana. 

Falamos de umas tarteletes de frutos vermelhos muito fáceis e rápidas de fazer, garantimos. São ótimas para servir no verão ou no outono, já que precisam de forno para a base, ainda que tenham um recheio refrescante. O melhor de tudo é que apenas são utilizados ingredientes saudáveis, o que as torna numa delícia que pode comer sem pensar em calorias. 

Pode servi-las como sobremesa no final de uma refeição, como lanche ou snack, já que são muito saborosas e saciantes. Desafiamo-lo a experimentar para comprovar.

Se quiser conhecer mais sobre o trabalho de Cátia Carvalho Silva, pode seguir a nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook e, caso pense em marcar uma consulta presencial ou online, faça-o através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

Para a base

— 1 chávena de flocos de aveia

— 1/2 chávena de farinha de linhaça

— 1/2 chávena de coco ralado

— 1/2 chávena de sementes de sésamo

— 3 colheres de sopa de mel

— 3 colheres de sopa de azeite

Para o recheio

— Iogurte (pode escolher um sabor à sua escolha, mas o ideal será o iogurte natural)

— Frutos vermelhos a gosto, como framboesas, amoras e mirtilos.

— Canela

Como se faz

Para a base, comece por colocar todos os ingredientes secos (flocos de aveia, farinha de linhaça, coco ralado e sementes de sésamo) numa taça e misture. De seguida, adicione os restantes ingredientes (mel e azeite) e misture novamente.

Retire cerca de três a quatro colheres de sopa desse preparado e coloque numa forminha de silicone. Repita o processo em várias forminhas e pressione a massa, com a ajuda de uma colher, na parte inferior e nas laterais das forminhas para que consiga atingir o formato de pequenos “cestos”.

Leve-as ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante dez minutos ou até ficarem douradinhas. Retire-as do forno e deixe arrefecer as tarteletes. Por fim, recheie com o iogurte e os frutos vermelhos e polvilhe com canela a gosto. 

Se gosta de sobremesas frescas, carregue na galeria para conhecer algumas receitas de gelados saudáveis que pode fazer em casa e em apenas cinco minutos.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA