fit

As bolachas de cacau com formas natalícias para fazer com os miúdos este mês

Está aberta a época dos doces com formatos alusivos ao Natal. A receita é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva.
Simples e saborosas.

Já se sabe que, nesta altura do ano, não há como escapar dos doces em formato de estrela, de rena, de embrulho e até de Pai Natal. É a maneira de dar um ar natalício às receitas e fazer sucesso em qualquer mesa, principalmente onde houver miúdos. Normalmente, os mais pequenos adoram ajudar os pais na cozinha, sobretudo quando é para fazer bolos ou outro tipo de doces e, se implicar moldar a massa, melhor ainda. 

Esta é, por isso, uma receita perfeita para fazer com os mais novos neste mês de dezembro, nos feriados e fins de semana chuvosos, ou quando estiverem de férias e precisar de entretê-los. Cozinhar estas bolachas de cacau vai mantê-los entretidos durante algum tempo e, no final, toda a família tem a recompensa de poder provar os biscoitos. 

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, garantindo que ninguém é capaz de resistir a estas bolachinhas. Só precisa de tomar nota dos ingredientes de que vai precisar e, caso não tenha em casa, arranjar uma forminha em forma de árvore de Natal, de boneco de neve, ou outro elemento natalício de que goste. A receita rende aproximadamente 35 bolachas, por isso é perfeita até para levar para um lanchinho na escola dos seus filhos, para o lanche de Natal da empresa ou para servir com o café, quando receber amigos em casa. 

Conheça o trabalho de Cátia Carvalho Silva através das páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online com a nutricionista através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

— 200 gramas de farinha de aveia

— 1 ovo

— 5 colheres de sopa de cacau magro em pó

— 1 colher de sobremesa de canela

— 80 gramas de azeite ou óleo de coco

— 50 gramas de açúcar ou adoçante

— 1 colher de café de fermento

Como se faz

Numa taça coloque os ingredientes secos e misture bem. De seguida, adicione o ovo e o óleo de coco (ou azeite). Misture bem até formar uma massa homogénea. Enrole em película aderente e deixe repousar cerca de 20 minutos no frigorífico.

Passado este tempo, estique a massa com recurso a um rolo, numa superfície enfarinhada, e com a ajuda de um molde, corte em formato de árvore de Natal, estrelas, ou outro a seu gosto, de vários tamanhos e coloque num tabuleiro para ir ao forno, pré-aquecido a 180 graus. Deixe cozinhar durante cerca de dez minutos. Assim que retirar as bolachas do forno, coloque-as numa rede e deixe que arrefeçam por completo. 

Carregue na galeria para conhecer algumas sobremesas partilhadas por Cátia Carvalho Silva. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA