Um bom anfitrião sabe que, para satisfazer os convidados, não há nada melhor do que ter uma mesa preparada com várias entradas e diferentes petiscos para saborear enquanto se põe a conversa em dia. Além dos queijos, enchidos, salgadinhos e folhados, há uma opção que não falha na missão de agradar às visitas. O húmus é uma escolha ganha, seja para servir com pão, tostas ou com palitos de vegetais, numa versão menos calórica.
Esta especialidade originária do Médio Oriente consiste numa pasta cremosa de grão-de-bico, com alguns temperos e especiarias à mistura. Nos últimos tempos, foram-se multiplicando, nas superfícies comerciais, alternativas feitas a partir de outros ingredientes base, como tremoços, feijão ou até beterraba. Mas, se é fã de húmus e quer aprender a receita, o ideal é começar pela versão mais tradicional.
Além disso, uma receita caseira, confecionada de raiz, acaba sempre por ser mais saborosa e saudável que os de compra. E, ao mesmo tempo que oferece uma entrada agradável aos seus convidados, está também a promover a sua saúde, já que o grão tem um elevado teor de fibra, sendo ótimo para os intestinos. É ainda rico em proteínas, promovendo o aumento da massa muscular, equilibra os níveis de colesterol e, entre outros benefícios, contém zinco e vitamina E, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, que acredita que os almoços e jantares feitos com amigos “não significa que tenha de se alimentar mal, muito pelo contrário”, garante. “Experimente fazer receitas diferentes, saudáveis e equilibradas para surpreender os seus convidados”, refere, sugerindo esta entrada que tem no tahini (pasta de sésamo) outro dos seus ingredientes principais e imprescindíveis.
É tão fácil (só tem de juntar todos os ingredientes) e rápido (deixe o robot de cozinha fazer o trabalho) que vai querer repetir esta entrada em todos os jantares dos próximos meses.
Pode conhecer melhor o trabalho da nutricionista através páginas de Instagram e Facebook. Caso queira marcar uma consulta presencial ou online, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— 250 gramas de grão cozido
— Sumo de meio limão
— 1 dente de alho
— 1 colher de sopa de tahini
— 2 colheres de sopa de azeite
— Paprika a gosto
— Sal e pimenta a gosto
Como se faz
Num robot de cozinha, coloque o grão, o sumo de limão, o azeite e o dente de alho. Triture até formar uma pasta. De seguida, acrescente o tahini e triture novamente. Se for necessário, junte um pouco de água para ficar mais cremoso e obter a consistência desejada. Retifique os temperos com sal e pimenta. Coloque numa taça e polvilhe com paprika. Deixe no frigorífico até à hora de servir.
Entretanto, carregue na galeria para descobrir outras entradas ou acompanhamentos saudáveis para servir nas jantaradas que faz em casa.