fit

Aprenda a fazer granola de forma caseira e saudável — nunca mais vai querer comprar fora

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva e até tem corn flakes. Experimente recriá-la em casa.
Uma mistura muito saborosa.

A granola tem vindo a conquistar o paladar dos portugueses nos últimos anos. A mistura de frutos secos, cereais, grãos e sementes é uma excelente opção para pequenos-almoços, lanches ou snacks e pode fazê-la com aqueles de que mais gostar. A receita não é fixa, por isso pode ir alterando os ingredientes para não se fartar.

Se gosta de granola e consome-a por ser um produto mais saudável, saiba que nem todas as opções à venda nos supermercados o são, já que muitas vezes têm elevadas quantidades de açúcar. Por isso, o ideal é aprender a fazer em casa. E é mais fácil do que imagina. 

A receita caseira é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva e fica pronta em 20 minutos. Não é utilizado açúcar, apenas mel e, como gordura, um pouco de azeite ou óleo de coco, como preferir. 

Tome nota dos ingredientes e do modo de preparação. 

Do que precisa

— 2 chávenas de flocos de aveia

— 1/2 chávena de millet puff

— 1/2 chávena de corn flakes (sem açúcar)

— 1/2 chávena de sementes de sésamo

— 1/2 chávena de sementes de abóbora

— 1/2 chávena de sementes de girassol

— Canela em pó a gosto

— 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco

— 2 colheres rasas de mel

Como se faz

Deve misturar todos os ingredientes secos e espalhá-los num tabuleiro de ir ao forno. Por cima, coloque a canela, o azeite ou óleo de coco e o mel, de forma homogénea por todo o tabuleiro. Depois, é só colocar no forno, previamente aquecido a 180 graus, durante 15 a 20 minutos ou até a granola ficar douradinha. Convém ir espreitando para ter certeza que não queima.

Deixe arrefecer e pode experimentá-la sem mais nada, ou acompanhá-la com iogurte e fruta. Torna-se um pequeno-almoço ou lanche saciante e muito saboroso. 

Carregue na galeria para descobrir outras três receitas de granola caseira — vai tornar-se no seu snack favorito.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA