fit

Aprenda a fazer falafel de forma rápida e simples — e surpreenda os seus convidados

A sugestão é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Vai ficar absolutamente fã desta versão.
Sirva com um molho ao seu gosto.

Há receitas que vale a pena guardar porque serão repetidas muitas vezes. A que trazemos hoje é, certamente, um desses casos. Uma proposta vegetariana, muito simples de fazer e ideal para quando tem pouco tempo ou para um dia em que marcou um jantar em casa com amigos em cima da hora.

Se gosta de sabores exóticos, de comida mais condimentada e de pratos que o façam viajar, esta é a receita perfeita para si. Falamos de falafel, um salgado típico do Médio Oriente que tem muitos apreciadores por cá. A especialidade consiste em pequenas bolinhas feitas com grão de bico misturado com diversos condimentos e temperos.

Pode servir como entrada num almoço ou jantar onde queira impressionar os seus amigos e família, ou como prato principal a acompanhar, por exemplo, com uma salada.

Esta sugestão saudável e deliciosa é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, que pode encontrar no Instagram e no Facebook. Se quiser marcar uma consulta com a profissional seja presencial ou online, pode fazê-lo através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— 240 gramas de grão
— ½ cebola pequena 
— 1 colher de sopa de salsa
— 1 colher de sopa de coentros 
— 1 colher de café de alho em pó 
— 2 colheres de chá de cominhos  
— 2 colheres de chá de linhaça moída
— 2 colheres de chá de fermento
— Sal e pimenta q.b.
 

Como se faz

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha. Triture bem até formar uma pasta homogénea. Com a ajuda de uma colher faça bolinhas, num tamanho médio ou pequeno, como achar melhor, e achate-as com um garfo. De seguida, coloque-as num tabuleiro, devidamente separadas, e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 15 a 20 minutos. Mais rápido e prático, não há.

Pode servi-las como entrada, com algum molho do seu agrado ou saboreá-las como refeição, acompanhadas com uma salada, por exemplo, ou outro acompanhamento à escolha.

Já que aqui está, carregue na galeria para descobrir dez versões saudáveis e deliciosas de croquetes que pode fazer em casa. Há opções vegan ou de peixe.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA