fit

Alerta, atletas: há uma nova box de crossfit em Algés

Todos os inscritos tornam-se amigos, há aulas para séniores e até pode levar o seu patudo.
Os sócios abriram o espaço onde desejavam treinar.

Com certeza muitos dos nossos leitores vão concordar com o seguinte facto: é difícil mantermo-nos fieis ao ginásio. Parece uma tarefa simples, mas a verdade é que é necessária bastante motivação e se não virmos resultados pior ainda. A taxa de desistências nos ginásios é alta em qualquer altura do ano e quem nos explicou esta situação foi um dos responsáveis pela nova box de crossfit em Algés.

Francisco Godinho, de 33 anos, por ser formado na área já trabalhou enquanto personal trainer em vários espaços e defende que a maioria dos inscritos precisa mesmo de acompanhamento constante porque saber treinar como deve ser em todos os aspetos é um caminho longo. Como sabe por experiência própria o quanto custa ter iniciativa própria para treinar, decidiu abrir um espaço que fosse direcionado para aqueles que sofrem do mesmo problema. 

“A verdade é que um ginásio convencional, um health club, não serve nem engloba aquilo que nós fazemos aqui no Crossfit. A experiência tem de ser a melhor desde que conhece o espaço. Acompanhamos sempre qualquer pessoa para que se sinta integrada”, explicou Francisco.

Enquanto adepto da modalidade que dá nome à box que abriu no passado mês de novembro, já sabia que precisava de um espaço com características muito específicas. Começou à procura de um espaço juntamente com o sócio entre Oeiras, Paço de Arcos e Algés. A busca foi demorada, mas diz que bastou olhar pela porta para saber que tinha encontrado o sítio ideal.

“Estivemos quase dois meses em obras. Remodelámos o espaço na íntegra porque era uma loja do chinês antes e estava cheio de expositores e materiais que obrigaram a umas obras totais. Abrimos com o intuito de chegar a todo o público. Acabámos por nos posicionar e chegamos ao aluno mais iniciado que nunca fez aulas de crossfit até ao mais avançado que pretende fazer mais do que uma hora de treino. Todos são bem-vindos”, acrescentou em conversa com a New in Oeiras.

Desde a abertura, o conceito tem sido um verdadeiro sucesso. Todos os inscritos se conhecem, são amigos e partilham mais do que as aulas semanais. O objetivo é que todos se sintam acompanhados do início ao fim e que criem um sentimento de companheirismo quando se inscrevem na mais recente box de Algés. 

“O passa a palavra continua a ser a nossa imagem de marca, aquilo a que chamamos de comunidade. Brincamos que são ‘os evangelhos do crossfit’ e passam muito bem a mensagem. Esse passar da mensagem faz com que seja fácil a nossa missão aqui para termos o espaço mais cheio até para que a experiência seja melhor. Isto porque o treino é feito em grupo e se não tivermos mais pessoas, não se torna um grupo. Então se os números forem crescendo, esse grupo acaba por ser muito mais giro”, reforça o responsável.

Mas afinal de contas, o que é o crossfit? Na prática, é um treino de alta intensidade que integra várias vertentes. Começa na condição física com exercícios como remar, correr, pedalar ou saltar à corda e depois passa para a vertente de ginástica terminando com trabalho de força que engloba barras e pesos.

Tudo varia de praticante para praticante, mas em geral são estes os passos. No Crossfit Algés, as aulas de grupo têm a duração de uma hora e são compostas por aquecimento, uma parte de força ou skill e o workout of the day (WOD). “É uma vertente mais intensa que pretende ser o treino do dia, ou seja, a pessoa não tem de sair e ir fazer mais qualquer coisa”, esclareceu.

Se ficou curioso e quer experimentar a modalidade pela primeira vez, saiba que o pode fazer, só precisa de dizer na receção e tudo lhe será explicado. Caso já seja conhecedor desta atividade, as mensalidades variam entre os 29€ e os 75€, dependendo do número de vezes que vai por semana e se participa nas aulas de grupo. No entanto, contamos-lhe dois segredos que vai adorar: o primeiro é que existe um mapa de aulas feito especialmente para séniores e que pode ir acompanhado do seu patudo, tendo sempre a certeza que vai ser bem tratado. 

A box de crossfit fica no número 38D da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés e horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 às 21 horas; e aos sábados apenas das 9h30 ao meio-dia. O dia de encerramento é o domingo.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, 38D
    1495-020 Algés
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira das 7 às 21 horas e sábados das 9h30 às 12 horas

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA