fit

A versão fit da sobremesa que não pode faltar na mesa dos portugueses

A mousse de chocolate da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva é menos doce, mas igualmente deliciosa.
Experimente fazer em sua casa.

Se é o tipo de pessoa que não passa sem chocolate, seja em tabletes ou em sobremesas, vai ter mesmo que experimentar esta receita. Uma mousse de chocolate diferente, menos calórica, menos doce, mas igualmente saborosa. Não negue, à partida, um sabor que desconhece e aceite o desafio. Vai ver que prova e aprova esta alternativa mais saudável. 

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva que, nesta versão, substitui ingredientes como o açúcar e a manteiga por outros. Para adoçar usa mel e como fonte de gordura, utiliza óleo de coco.

Pode servir a mousse em tacinhas individuais ou colocar numa taça maior para servir em refeições de grupo. Também pode, por exemplo, distribuí-la por caixinhas individuais para levar na marmita para o trabalho. Vai saber bem ter um doce à sua espera, à hora de almoço, que vai ajudá-lo a ganhar energia para o resto do dia, sem culpas.

Se quiser conhecer mais sobre o trabalho de Cátia Carvalho Silva, pode seguir a nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook e, caso pense em marcar uma consulta presencial ou online, faça-o através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Tome nota da receita.

Do que precisa

— 5 ovos

— 1 tablete de chocolate > 70 por cento cacau

— 2 colheres de sopa de óleo de coco

— 1 colher de sopa de mel

Como se faz

Comece por separar as claras das gemas. Reserve estas últimas e, em seguida, bata as claras em castelo. Coloque o chocolate a derreter com o óleo de coco, numa panela em banho maria. Adicione o mel às gemas e misture bem. Assim que o chocolate tiver derretido, deixe arrefecer um pouco, depois adicione as gemas e mexa muito bem.

Chegou a hora de adicionar, gradualmente, as claras à mistura do chocolate. Envolva suavemente, com a ajuda de uma espátula, para que os ingredientes se misturem de forma homógenea.

Por fim, coloque a mousse em tacinhas individuais, ou numa grande e leve ao frigorífico durante algumas horas antes de servir. Pode decorar a sobremesa com folhas de hortelã e frutos vermelhos. 

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer mais receitas deliciosas, saudáveis e fáceis de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA