Os dias aquecem e os pratos arrefecem. Quanto mais calor estiver lá fora, mais nos apetecem receitas frescas e é nesta época que as saladas, enquanto refeição, ganham maior dimensão na mesa dos portugueses. Aqui, não existem regras: pode fazê-las juntando os ingredientes de que mais gostar, provando receitas diferentes todos os dias e misturando sabores que, no final, vão satisfazê-lo por completo. O ideal é serem variadas, nutritivas e saciantes.
Pode confecioná-las apenas com ingredientes crus e frios, ou juntar-lhes alguns elementos cozinhados (como a massa e os espargos verdes que, comprando frescos, poderá grelhá-los antes de juntar ao prato), como é o caso desta receita feita pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva.
É uma ótima opção para levar para o trabalho, já que não tem necessariamente que aquecer antes de comer, mas é também ideal para levar na marmita da praia, caso queira fugir das sandes (e das bolas de Berlim) e ter opções mais saudáveis e frescas para comer entre mergulhos.
Conheça o seu trabalho da nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online com a nutricionista através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— Massa de laços (farfalle)
— Salmão fumado
— 1 abacate
— Tomates cherry a gosto
— Três ou quatro espargos verdes
— Uma mão de espinafres frescos
— Meia cebola
Como se faz
Comece por cozer a massa. Se os espargos verdes estiverem crus, pode salteá-los numa frigideira com um frio de azeite ou grelhá-los durante alguns minutos, virando-os alternadamente. Lave todos os vegetais e corte os tomates cherry ao meio, o abacate aos bocados e a cebola em pequenos pedaços.
Depois, coloque os dois ingredientes cozinhados num prato e por cima acrescente as fatias de salmão fumado previamente cortadas, os pedaços de abacate, os tomates cherry, os espinafres, a cebola e misture tudo. Finalize, regando a salada com um molho de iogurte, se gostar. Poderá optar por temperar apenas com um pouco de azeite e vinagre.
De seguida carregue na galeria para conhecer algumas receitas de sobremesas frescas, ideais para servir em almoços de verão, sugeridas por Cátia Carvalho Silva.