Apesar de setembro ter trazido as primeiras chuvas da época, a verdade é que as temperaturas amenas se têm mantido, nestas últimas semanas de verão, e ainda nos esperam dias onde os termómetros vão chegar quase aos 30 graus. Por isso, os pratos que escolhemos nesta altura misturam ingredientes de conforto, como o bacalhau, com conceitos mais ligados à estação quente.
Alguma vez provou salada fria de bacalhau? Se esta não é uma receita que faz parte do menu lá de casa, tome nota porque será certamente bem recebida por toda a família. É que além de nutritiva e muito saborosa, é fresca e super colorida. Além de ser saciante, para quem está focado em manter uma alimentação saudável, vai fazer sucesso assim que puser a travessa na mesa.
Como diz o ditado, “os olhos também comem”, e sem dúvida de que este prato terá esse efeito para quem é fã de saladas e, principalmente, de novas formas de experimentar bacalhau, desta vez incluindo-o numa versão que pode ser servida fria. É, por isso, também uma boa opção para levar na marmita para o trabalho, num dia em que tenha menos tempo ou disponibilidade para aquecer a comida.
A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Conheça o seu trabalho através das páginas de Instagram e Facebook. Para marcar uma consulta presencial ou online com a profissional, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Tome nota de tudo o que vai precisar para fazer esta salada de bacalhau. Em meia hora terá um prato que vai arrancar elogios quando a família estiver sentada à mesa e, principalmente, vai fazê-la sentir ainda o verão em pleno, mesmo que esteja quase no fim.
Do que precisa
— 2 lombos de bacalhau
— 1 chávena de massa de grão
— Pimentos (vermelho e amarelo)
— Mix de salada
— Tomates cherry
— Cenoura
— Limão
— Coentros
— Azeite e um dente de alho
Como se faz
Numa panela, coloque água a temperatura ambiente e adicione o bacalhau congelado. Deixe cozer durante cerca de dez minutos, depois de levantar fervura.
De seguida, lave bem os pimentos e corte-os em pedaços pequenos. Coloque-os numa frigideira antiaderente com um dente de alho e deixe saltear. Numa taça à parte, disponha o mix de salada, a cenoura cortada ou ralada a gosto e os tomates cherry. Reserve.
Passados os dez minutos de cozedura do bacalhau, retire-o do lume e comece a lascá-lo. Aproveite a água de cozedura do bacalhau, para cozer a massa de grão, durante cerca de seis minutos, ou até ficar al dente. Por fim, é só juntar todos os ingredientes e montar a sua salada. Tempere a gosto com coentros picados, um fio de azeite e sumo de limão.
Se adora saladas, mas nem sempre tem tempo para prepará-las para levar para o trabalho, por exemplo, carregue na galeria e conheça o top dez das melhores saladas à venda nos hipermercados. A lista está ordenada da mais à menos calórica.