fit

A receita vegetariana de bolonhesa de lentilhas para quem gosta de comida de conforto

A sugestão da nutricionista oeirense Cátia Carvalho da Silva vai agradar a todos os paladares. Tem mesmo que experimentar.
Quem prova, aprova.

As receitas vegetarianas têm conquistado cada vez mais apreciadores, mesmo quem não segue esta dieta a 100 por cento. Já está desmistificada a ideia de que os pratos vegetarianos são aborrecidos e sem sabor. Há uma enorme variedade de ingredientes que pode utilizar, infinitas combinações dos mesmos, além dos temperos que fazem a diferença para que as propostas se tornem originais e saborosas.

Esta semana, a New in Oeiras partilha mais uma sugestão vegetariana da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Bolonhesa de lentilhas é a receita que vai aprender a fazer e, certamente, repetir muitas vezes. Um prato muito saboroso, para quem está com saudades de comer uma bolonhesa, mas quer evitar a carne.

Arrisque e experimente novas receitas, diferentes das que habitualmente faz em casa, para tornar a sua alimentação mais rica e variada. Tome nota de tudo o que vai precisar e siga as indicações passo a passo.

Pode seguir a nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook e, caso pense em marcar uma consulta presencial ou online, pode fazê-lo através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— 2 chávenas de lentilhas castanhas ou verdes cozidas (guardar a água de cozedura)

— 2 cenouras médias ou ¼ de abóbora

— 1 courgette grande ou 2 pequenas 

— 3 cogumelos 

— Pimentos a gosto

— Polpa de tomate q.b.

— Cebola 

— Azeite

— Esparguete normal ou integral ou espiralizado de courgette, como preferir

— Temperos como pimentão doce, alho em pó, pimenta preta, curcuma, levedura nutricional

Como se faz 

Comece por colocar numa panela o azeite e a cebola cortada para fazer um refogado. Em seguida, coloque na mesma panela os vários legumes descritos acima e deixe cozer durante alguns minutos, enquanto vai adicionando a água que guardou da cozedura das lentilhas. Depois disso, adicione as lentilhas e a polpa de tomate e mexa um pouco.

Tempere a gosto com as especiarias sugeridas e, também, com ervas aromáticas. No fim, acrescente uma pitada de sal. Coza a massa com a água da demolha das lentilhas ou salteie com azeite a courgette espiralizada, se preferir uma versão ainda mais saudável. 

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer três receitas à base de legumes e frutas de baixo valor calórico que pode recriar em casa.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA