As receitas vegetarianas têm conquistado cada vez mais apreciadores, mesmo quem não segue esta dieta a 100 por cento. Já está desmistificada a ideia de que os pratos vegetarianos são aborrecidos e sem sabor. Há uma enorme variedade de ingredientes que pode utilizar, infinitas combinações dos mesmos, além dos temperos que fazem a diferença para que as propostas se tornem originais e saborosas.
Esta semana, a New in Oeiras partilha mais uma sugestão vegetariana da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Bolonhesa de lentilhas é a receita que vai aprender a fazer e, certamente, repetir muitas vezes. Um prato muito saboroso, para quem está com saudades de comer uma bolonhesa, mas quer evitar a carne.
Arrisque e experimente novas receitas, diferentes das que habitualmente faz em casa, para tornar a sua alimentação mais rica e variada. Tome nota de tudo o que vai precisar e siga as indicações passo a passo.
Pode seguir a nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook e, caso pense em marcar uma consulta presencial ou online, pode fazê-lo através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— 2 chávenas de lentilhas castanhas ou verdes cozidas (guardar a água de cozedura)
— 2 cenouras médias ou ¼ de abóbora
— 1 courgette grande ou 2 pequenas
— 3 cogumelos
— Pimentos a gosto
— Polpa de tomate q.b.
— Cebola
— Azeite
— Esparguete normal ou integral ou espiralizado de courgette, como preferir
— Temperos como pimentão doce, alho em pó, pimenta preta, curcuma, levedura nutricional
Como se faz
Comece por colocar numa panela o azeite e a cebola cortada para fazer um refogado. Em seguida, coloque na mesma panela os vários legumes descritos acima e deixe cozer durante alguns minutos, enquanto vai adicionando a água que guardou da cozedura das lentilhas. Depois disso, adicione as lentilhas e a polpa de tomate e mexa um pouco.
Tempere a gosto com as especiarias sugeridas e, também, com ervas aromáticas. No fim, acrescente uma pitada de sal. Coza a massa com a água da demolha das lentilhas ou salteie com azeite a courgette espiralizada, se preferir uma versão ainda mais saudável.
Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer três receitas à base de legumes e frutas de baixo valor calórico que pode recriar em casa.