É parecida com polvo, mas na realidade faz parte da família das lulas. É fácil distinguir os moluscos pelos tentáculos, já que os do polvo têm duas fiadas de ventosas bem visíveis, enquanto a pota apresenta apenas uma fiada. Quanto à textura, é similar, suave e tenra, apesar de a pota necessitar de um maior tempo de cozedura. É, ainda, uma excelente fonte de proteínas e nutrientes essenciais e muito versátil na hora de ser criativo na cozinha.
Pode consumir os tentáculos de pota cozidos, grelhados, fritos, ou incluí-los em receitas mais compostas. A nossa sugestão passa por esta última opção já que, com as temperaturas a baixar drasticamente, acresce a vontade de comer pratos quentes e de conforto. Se forem nutritivos e saudáveis, melhor ainda.
A proposta, da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, passa por uma feijoada de pota. A feijoada é um prato clássico, muitas vezes associado a uma refeição pesada e de difícil digestão. Esta versão, sem carne nem enchidos, acaba por ser mais leve, apenas incluindo pota, feijão e vegetais, sendo uma ótima opção para quem quer manter uma alimentação saudável, sem prescindir de refeições saborosas e reconfortantes.
À partida, pode parecer um prato complexo mas, a verdade, é que é bastante simples de preparar. E, se quiser apresentá-lo num almoço de domingo para toda a família, só tem de aumentar as quantidades, consoante o número de pessoas à mesa.
Para conhecer melhor o trabalho de Cátia Carvalho Silva pode segui-la através das páginas de Instagram e Facebook ou marcar uma consulta, presencial ou online, através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— Tiras de pota
— 200 gramas de feijão vermelho
— 2 tomates
— 2 cenouras médias
— 1 couve lombarda
— Meia cebola roxa
— 2 colheres de sopa de azeite
Como se faz
Comece por cortar os tomates, a cebola e as cenouras aos pedaços e coloque-os numa panela com o azeite. Vá mexendo e deixe cozinhar durante cinco minutos. De seguida, corte as tiras de pota em pedaços mais pequenos e adicione ao preparado anterior. Depois, coloque 250 a 300 mililitros de água quente na panela e junte a couve lombarda. Deixe cozinhar até a pota estar macia. Por fim, junte o feijão e retifique os temperos com sal e pimenta.
Outro tipo de prato de conforto nos dias frios é uma boa quiche. Carregue na galeria e tome nota de sete receitas de quiches, com diferentes ingredientes e sabores, que pode comer sem estragar a dieta.