São poucos os pratos, ou sobremesas, que hoje em dia não tenham uma versão mais saudável. Até mesmo aqueles que nos parece impossível conseguir criar uma alternativa que seja amiga da dieta. Falamos, por exemplo, da pizza. A verdade é que existem inúmeras formas de matar o desejo (caso seja um dos seus pratos favoritos), sem perder o foco na vida saudável. Para começar, esqueça as pizzas servidas em restaurantes e comece a pôr as mãos na massa.
A NiO já tinha partilhado uma receita de pizza caseira, muito simples, fácil de fazer e que dá para matar a gula, sem fazer um estrago completo na dieta. Desta vez, trazemos outra versão, uma espécie de pizza light que lhe vai dar o gostinho ao dente, sem se tornar numa refeição demasiado pesada ou calórica.
Tudo se deve à base, que não terá a massa normal, mas sim uma folha de wrap, neste caso de chia e linhaça. A melhor parte é que se faz em 15 minutos e pode utilizar os ingredientes de que mais gostar, nomeadamente os vegetais que acrescenta ao recheio.
A proposta, da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, leva ainda frango ou atum, conforme o seu gosto. Convide os miúdos para ajudarem a decorar as suas próprias “pizzas” e deixe que o forno trate do resto.
Conheça o trabalho de Cátia Carvalho Silva através das páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online com a nutricionista através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— base wrap chia e linhaça
— frango em conserva ou atum
— polpa de tomate
— queijo mozzarella light
— pimentos amarelos e vermelhos
— espinafres
— orégãos
Como se faz
Num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, coloque a base do wrap. Por cima, espalhe a polpa de tomate e coloque os ingredientes a gosto, neste caso, os espinafres, o frango ou atum, os pimentos amarelos e vermelhos cortados em pedaços. Espalhe os pedaços de queijo mozzarella light por cima de todo o recheio e salpique com orégãos. Depois de montada a sua pizza, leve ao forno durante cerca de dez minutos.
Carregue na galeria para conhecer mais nove receitas de pizzas saudáveis que pode fazer em casa, com diferentes tipos de base, recheios e que se podem fazer no forno ou na frigideira.