fit

A receita do bolo de cenoura com cobertura de chocolate que é fit e delicioso

Esta versão é aprovada pela nutricionista Ana Cláudia Gonçalves e é provável que se torne numa das suas favoritas.
Aspeto maravilhoso. Fotografia: Cristina Silva

O chocolate está para a dieta como a preguiça está para a prática de exercício físico. Ou então não. Afinal existem imensos truques e trocas de ingredientes que permitem criar receitas com o delicioso ingrediente derivado do cacau que não comprometem o processo de perda de peso. E se for uma versão mais saudável de um daqueles bolos que as avós faziam, melhor. Esta alternativa da Rosália da Costa ao bolo de cenoura com cobertura de chocolate é o exemplo perfeito.

Segundo a nutricionista Ana Cláudia Gonçalves “este bolo de cenoura, em comparação com os das receitas mais tradicionais, acaba por ser mais equilibrado do ponto de vista nutricional. Leva maple syrup (xarope de ácer) para adoçar, o que é mais interessante nutricionalmente”. A farinha escolhida tem um alto teor em fibras e o chocolate que foi utilizado para o recheio e para a cobertura, da marca Zesty, tem um teor de cacau de 70 por cento e não tem adição de açúcares.

A especialista em nutrição deixa o alerta que mesmo sendo uma versão mais equilibrada do ponto de vista nutricional que a tradicional, “não deixa de ser um bolo e por isso deve ser sempre consumido com moderação”.  

Do que precisa 

Para o bolo:

— 300 gramas de farinha de trigo sarraceno
— 200 gramas de cenoura ralada fina
— 120 ml sumo de uma laranja
— raspa de uma laranja
— 130ml bebida vegetal
— 150 ml maple syrup (xarope de ácer)
— 60 ml de óleo de coco
— 2 colheres de  sopa de sementes de linhaça trituradas
— 8 colheres de sopa de água
— 1 colher de sopa de vinagre de maçã
— 1 colher de chá de fermento para bolos
— 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Para a cobertura:

— 150 gramas de chocolate Zesty P1 com recheio de amendoim
— 150 ml bebida vegetal 
—15-20 amendoins torrados sem sal picados
— chocolate Zesty P1 com recheio de amendoim q.b.

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Numa taça junte a linhaça moída e a água, mexa e deixe repousar por cinco a 10 minutos para fazer o “ovo” da linhaça. Com a ajuda de um ralador ou processador de alimentos triture as cenouras. Junte todos os líquidos às cenouras raladas: o “ovo” da linhaça, o sumo de laranja, o óleo de coco, o vinagre de maça, o maple syrup e as raspas de laranja. Misture tudo até estar bem envolvido e reserve.

Numa taça junte os ingredientes secos: a farinha de trigo sarraceno, o fermento e o bicarbonato. Misture tudo com uma colher. Acrescente os ingredientes húmidos aos sólidos e misture até a massa estar homogénea. Coloque a massa numa forma redonda e untada de óleo de coco e leve ao forno durante 30 a 35 minutos.

Enquanto o bolo está no forno, faça a cobertura. Derreta o chocolate em banho-maria, junte a bebida vegetal, misture e deixe arrefecer. Corte uma barra de chocolate com recheio de amendoim Zesty em pedaços pequenos para colocar por cima.

Com o bolo já frio e desenformado cubra com o chocolate e os pedaços de chocolate amendoim Zesty.

Se quiser fazer um bolo com duas camadas, basta repetir o processo de preparação do bolo. Use os pedaços da barra de chocolate como recheio (para isso deve montar as camadas enquanto ainda estão quentes para que o chocolate derreta).

Carregue na galeria para conhecer outros bolos saudáveis que pode experimentar nos próximos tempos (todos têm chocolate).

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA