fit

A receita de pizza saudável para os miúdos (e que os pais vão adorar)

Tem menos gordura e não demora mais a fazer do que os 20 minutos que temos de esperar quando encomendamos uma por telefone.
Para quando a gula aperta.

Poucos pratos são mais apreciados do que “una bella pizza”, como se diz em Itália. É uma daqueles propostas que agradam facilmente tanto a miúdos como a adultos. Habitualmente, associamos esta refeição a fast food, pouco saudável e com bastante gordura. Porém, não tem de ser assim — os ingredientes e a preparação certa podem fazer toda a diferença.

É possível fazer uma pizza saudável apenas com os ingredientes que temos por casa, de forma rápida e sem ser preciso esperar pelo levedar da massa. E a melhor parte: não demora mais tempo do que aqueles minutos que temos de esperar quando encomendamos uma pizza.

Esta versão saudável sugerida pela Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de sabores”, prepara-se na air fryer ou no forno e não demora mais do que 20 minutos. Mas atenção: o facto de ser uma versão mais saudável não significa que pode exagerar nas quantidades. Moderação é essencial.

Do que precisa

— 100 gramas de farinha de aveia
— 100 gramas de farinha de trigo ou espelta branca
— 2 colheres de chá de fermento
— pitada de sal
— 1 colher de sopa de azeite
— 150 gramas de iogurte grego light
— 60 a 80 gramas de molho de tomate
— 100 gramas de queijo ralado

Como se faz

Comece por misturar as farinhas com o fermento e o sal. Depois adicione o azeite e o iogurte. Amasse até formar uma bola de massa maleável (se for necessário adicione uma colher de sopa de água).

O passo seguinte é esticar a bola de massa num grande retângulo. Espalhe sobre ele o molho de tomate e o queijo ralado. Enrole-o sobre o comprimento e parta em rodelas largas (dá cerca de 12 rolos).

Unte o cesto da airfryer e disponha os rolos sem se tocarem (dica da autora: pincele-os com leite para uma massa mais “aberta e suculenta”). Programe a airfryer a 200ºC, e deixe-os cozinhar por 6 a 8 minutos.

No forno, o processo é idêntico. Forre o tabuleiro com papel vegetal e asse os rolos a 180º C durante 25 minutos.

Carregue na imagem para conhecer outras oito receitas de pizzas saudáveis.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA