fit

A receita de hambúrgueres de feijão que até os miúdos vão adorar

A proposta da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva é perfeita para um jantar de família ou para levar para o trabalho.
Saborosos e nutritivos.

Quantas vezes nos apetece comida de conforto que nos satisfaça, que seja saborosa mas, já agora, saudável também? Nem sempre é fácil encontrar receitas que cumpram estes requisitos e, principalmente, que sejam simples de fazer no dia a dia. Por isso, vale a pena ter uma lista de ideias sempre à mão e a NiO está aqui para ajudá-lo nessa tarefa. Se procura uma receita rápida e nutritiva — daquelas que nos fazem sentir que estamos a matar o desejo, mas sem estragar tudo — anote as indicações da que partilhamos hoje.

Trata-se de uma receita vegetariana que promete fazer esquecer os hambúrgueres tradicionais e que apostamos que até os miúdos vão gostar. Já os pais, ficam felizes pois é rápida, fácil e deliciosa. É ideal para fazer num dia de semana para o jantar em família, que pode levar também na marmita para o trabalho, no dia seguinte, acompanhado por uma salada fresca. Acredite que é uma excelente opção, pois vai dar-lhe energia para o resto do dia, sem fazer com que se sinta muito pesado depois da refeição.

A sugestão é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, que pode encontrar no Instagram e no Facebook. Se quiser marcar uma consulta com a profissional presencial ou online, pode fazê-lo através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— 260 gramas de feijão preto 
— 1 pimento vermelho pequeno
— 1 pimento amarelo pequeno 
— 1/4 de cebola 
— 4 colheres de sopa de farinha de espelta
— 1 ramo de coentros  
— Pimenta e sal q.b.  
— Temperos a gosto, como curcuma, alho em pó, chili em pó e caril
 

Como se faz

Num processador de cozinha, coloque o feijão preto para que fique reduzido a puré. De seguida, adicione os pimentos vermelho e amarelho, previamente cortados, assim como a cebola e triture novamente. Acrescente a farinha de espelta e também, os temperos na quantidade que desejar, dependendo se for um apreciador de sabores fortes ou se preferir temperos mais suaves. Envolva bem todo o preparado e coloque-o numa taça para ir ao frigorífico durante cerca de uma hora ou até a pasta ficar um pouco mais endurecida. 

Passado esse tempo, tire o preparado do frigorífico e prepare-se para montar os hambúrgueres. Pode fazê-lo no tamanho que desejar, maiores ou mais pequenos, redondos ou com um formato mais oval. Disponha-os num tabuleiro, um pouco separados entre eles, e leve ao forno durante 30 a 40 minutos.

Pode acompanhar com quinoa e uma salada de alface e tomate cherry. Uma refeição deliciosa e dentro de uma dieta equilibrada. 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis e práticas para levar na marmita.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA