fit

A gelatina vegetal para quem quer ter uma vida saudável mas não pára de comer doces

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Super fresca e saborosa, é muito fácil de preparar.

Regressar das férias não é fácil, já que implica voltar às rotinas do trabalho e aos horários mais rígidos, mas também à tentativa de minimizar os estragos feitos no que diz respeito à alimentação saudável. A liberdade das férias permite cometer diferentes loucuras gastronómicas, mas o regresso a casa é, muitas vezes, sinónimo de voltar a pôr tudo em ordem, incluindo focar-se em escolhas mais saudáveis na hora de preparar as refeições. 

Se é o seu caso, mas ainda não está totalmente pronto para deixar algumas regalias — como comer sempre uma sobremesa no final do almoço ou jantar —, temos a solução ideal: encontrar receitas que sejam pouco calóricas e que matem o desejo de algo doce. São essas as características da gelatina de morango, totalmente vegetal, sugerida pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. 

Super fresca, saborosa e muito rápida de fazer, é uma boa aposta para as últimas semanas do verão. Pode também inclui-la num lanche a meio da tarde e, caso tenha miúdos em casa, convide-os para ajudar a prepará-la, de certeza que vão gostar de aprender. 

O açúcar fica fora da receita e o adoçante é opcional. Na verdade, só precisa de quatro ingredientes. Na lista inclui-se o ágar-ágar que, como explica a nutricionista, é um gelificante natural vegetal, extraído de algas marinhas e, dessa forma, uma “ótima opção para substituir a gelatina de origem animal”.

Se tiver curiosidade em conhecer outras receitas da nutricionista Cátia Carvalho da Silva ou quiser marcar uma consulta presencial ou online, pode encontrá-la nas páginas de Instagram e Facebook ou contactá-la através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— 100 gramas de morangos frescos

— 1 pacote de ágar-ágar (2 gramas)

— 120ml de água

— Folha de hortelã a gosto

Como se faz

Comece por lavar bem os morangos. Coloque-os num liquidificador, juntamente com a água e a hortelã e triture-os. De seguida, numa taça, adicione o ágar-ágar à mistura e envolva.⁣ Leve o preparado a lume médio, mexendo bem, durante cerca de 2 a 3 minutos. ⁣Coloque em formas de silicone e deixe no frigorífico até solidificar. ⁣

De seguida, carregue na galeria para conhecer outras cinco sobremesas com sabor a verão, sugeridas por Cátia Carvalho Silva. 

ARTIGOS RECOMENDADOS