fit

A francesinha fit com todo o sabor — mas metade das calorias da tradicional

O segredo da proposta criada por Sandra Nereu não foge à original — está no molho. E só precisa de fazer pequenos ajustes.
Precisa de pouco para se transformar num verdadeiro chef.

Pão, carne, queijo, enchidos e molho. A proposta de francesinha de Sandra Nereu, do blogue “Panelinha de sabores” inclui todos os elementos do tradicional prato nortenho, à exceção de uma coisa: as calorias.

A francesinha chegou a Portugal em 1952, uma invenção de Daniel David da Silva, proprietário do restaurante Regaleira. “Na altura, as mulheres portuguesas eram muito conservadoras, mas as francesas não, eram bem mais liberais e confiantes”, contou Júlio Couto, o homem que batizou este prato nortenho. “Depois desse batismo não serviu de nada tentar chamar-lhe outra coisa qualquer.”

A receita original é uma verdadeira explosão de sabores e, claro que a versão fit não lhe podia ficar atrás. Sandra Nereu criou uma variante alternativa que pode facilmente replicar para matar saudades da verdadeira francesinha, mas sem condicionar a dieta. O segredo é substituir a manteiga, as carnes vermelhas e o pão de forma por ingredientes equivalentes, mas menos calóricos.

Já para fazer o molho — o verdadeiro segredo deste prato —, o álcool, ou melhor, o famoso vinho do Porto não pode faltar.

Do que precisa

Para o molho

— 1 colher de sopa de azeite
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 330 mililitros de cerveja
— 100 gramas de polpa de tomate
— 50 mililitros de Vinho do Porto
— 2 folhas de louro
— 1 colher de chá de sal
— pitada de piripiri
— 1 colher de chá de pimentão-doce (colorau)
— 1 cenoura cortada
— 8 gramas de amido de milho (Maizena)

Para a francesinha

— 3 fatias de pão rústico
— 6 bifes de frango finos
— 8 fatias de queijo magro
— 6 fatias de fiambre de aves
— 2 ovos

Como se faz

Para o molho, leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e alho picado. Quando amolecer, adicione os restantes ingredientes, à exceção do amido de milho. Deixe ferver 12 a 15 minutos, enquanto grelha os bifes e tosta o pão. Dissolva a Maizena em 50 mililitros de água. Retire as folhas de louro, junte a a Maizena dissolvida e espere que ferva novamente. Retire do lume e triture. Mantenha o molho quente.

Entretanto, aqueça o forno a 180 graus. Numa travessa de vidro refratário (vulgo Pirex) coloque, em duas camadas, o pão, o bife, o fiambre e queijo — de maneira a “montar” uma sanduíche. Termine cobrindo com queijo. Leve ao forno até derreter. Estrele dois ovos numa frigideira antiaderente untada com azeite. Coloque por cima e regue com o molho.

Com o aumento dos preços nos bens alimentares, as conservas acabam por ser uma alternativa mais económica aos ingredientes frescos. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas que pode preparar com produtos enlatados.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA