fit

A doença rara que afetou o filho de 9 anos de Madalena Abecasis

A Paralisia de Bell atinge entre 13 a 34 pessoas por 100 mil habitantes. É mais comum na faixa etária entre os 40 e os 70 anos.
A influencer ficou em pânico.

No início do ano, José, o filho de nove anos de Madalena Abecasis, foi diagnosticado com Paralisia de Bell, uma doença rara em miúdos — é mais comum em adultos na faixa etária entre 40 e os 70 anos. O rapaz não conseguia mexer um lado do rosto e a influencer teve de levá-lo para o hospital, contou no Instagram, onde conta com 690 mil seguidores.

Nos stories, Abecasis revelou que, depois da consulta, teve de esperar que o hospital agendasse sessões de fisioterapia para o filho. “Tinha de começar o quanto antes e eu, com a minha ansiedade, esperei quatro horas e marquei eu uma fisioterapeuta”.

E acrescentou: “É duro fazer aquilo, até porque passei o dia a fazer-lhe exercícios que recomendaram no hospital. Muitas mensagens de pessoas que já tiveram isto, disseram-me que não se sabe quanto tempo demora a recuperação Deve depender de cada pessoa, mas isto é muito chato. Ele achava que ficou assim porque está sempre a fazer caretas, mas estas coisas acontecem.”

A Paralisia de Bell é uma condição neurológica caracterizada pelo aparecimento súbito de fraqueza ou paralisia dos músculos de um lado do rosto, resultando numa expressão facial assimétrica. Embora a causa exata da doença seja desconhecida, acredita-se que esteja associada a infeções virais — como o vírus do herpes simples tipo 1 — que provocam inflamação e inchaço do nervo facial.

Estima-se que a incidência anual da Paralisia de Bell, que pode ocorrer em qualquer idade (apesar de ser rara em miúdos com menos de dez anos), seja de 13 a 34 casos por 100 mil habitantes, o que corresponde a aproximadamente 0,02 a 0,03 por cento da população mundial.

Os sintomas da patologia surgem de forma súbita e podem incluir fraqueza ou paralisia num lado do rosto, o que dificulta expressões faciais como sorrir ou fechar o olho do lado afetado, queda da pálpebra ou do canto da boca, perda de paladar, sensibilidade aumentada ao som no ouvido do lado afetado e dor ou desconforto atrás ou à frente da orelha no lado afetado.

Segundo a CUF, o diagnóstico baseia-se principalmente na avaliação clínica dos sintomas apresentados. “Para excluir outras causas de paralisia facial, como infeções ou tumores, podem ser realizados exames complementares, incluindo análises sanguíneas e estudos de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computorizada.”

Além da fisioterapia, o tratamento da Paralisia de Bell pode envolver o uso de corticosteroides para reduzir a inflamação do nervo facial e antivirais caso se suspeite de uma infeção viral. É também importante proteger o olho do lado afetado, especialmente se houver dificuldade em fechá-lo, utilizando gotas durante o dia e um protetor ocular à noite para evitar lesões na córnea. A maioria dos indivíduos recupera totalmente dentro de semanas a meses, especialmente com tratamento adequado.

José é um dos quatro filhos da influencer. Madalena Abecasis, de 43 anos, também é mãe de João Diogo (3), Júlia (6) e Francisca (18). Os mais novos são fruto da relação com Nuno Sebastião e a mais velha é de um relacionamento anterior.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA