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A bowl vegetariana de quinoa que o vai ajudar a diminuir o consumo de carne e peixe

Prática e nutritiva, a receita é uma sugestão da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva.
Um prato colorido e muito saudável.

Diminuir o consumo de proteína animal tem se tornado uma preocupação cada vez maior para muitos. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil tirar a carne e o peixe do dia a dia e fazer substituições práticas, saborosas e nutritivas. Não tome decisões radicais e aposte em moderar o consumo, começando por criar alternativas vegetarianas em algumas refeições durante a semana. 

Por outro lado, para quem tem já enraizados os hábitos de uma alimentação de base vegetariana, sabe que existem inúmeros pratos que se podem confecionar para que esta seja equilibrada e variada. Porém, nem sempre a rotina agitada permite grande imaginação. Por isso, a nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva partilhou uma proposta super fácil de fazer e que vai conquistar até os paladares mais céticos. 

Falamos de uma bowl (termo popularizado para uma tigela — a tradução literal da palavra — que junta vários ingredientes formando uma refeição, normalmente associada a comida saudável) vegetariana, onde junta quinoa e feijão preto com alguns legumes. Rica em fibra, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas, a quinoa, da família dos grãos, é uma fonte de proteína vegetal completa.

Esta sugestão prima pela versatilidade, já que pode incluir os vegetais que tiver em casa ou aqueles de que mais gostar. As quantidades não são exatas, pode fazer a olho, dependendo de quantas pessoas ou refeições serão servidas. É também uma opção prática, que pode levar na marmita para o trabalho ou até para um piquenique ou para a praia, no verão, já que é um prato que se pode comer quente ou frio.

Pode conhecer melhor o trabalho da nutricionista através das páginas de Instagram e Facebook. Caso queira marcar uma consulta presencial ou online, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— Quinoa 

— Feijão preto

— Abóbora

— Tomate

— Couves de Bruxelas

— Azeite

— Sal 

Como se faz

Num tabuleiro de ir ao forno coloque a abóbora, cortada em pedaços, os tomates (cortados em pedaços ou inteiros, no caso dos cherry) e as couves de Bruxelas cortadas em metades. Tempere com um fio de azeite e sal grosso e leve ao forno entre 20 a 30 minutos a 180 graus. Quando retirar do forno, adicione a quinoa previamente cozida, o feijão preto, também cozido, e misture tudo. Coloque numa tigela e salpique com uma erva aromática a gosto (opcional). 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas vegetarianas sugeridas por Cátia Carvalho Silva. 

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