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5 passos simples para conseguir (mesmo) emagrecer em 2021

A NiT e a nutricionista Sónia Marcelo têm a tática mais básica e eficaz para alcançar resultados.
Pode começar por aqui.

10, 9, 8, 7… Sempre que começa a contagem decrescente para o final de um ano, desejamos aquilo que mais queremos que se concretize nos 365 dias seguintes. “Perder peso”, “emagrecer” ou “ficar em forma” são alguns dos pensamentos mais comuns. Mas não basta pensar, é preciso passar à prática.

“O início do ano é sempre uma altura de motivação, energia e em que queremos colocar todas as resoluções em prática, no entanto, deve fazer pequenos ajustes para chegar ao seu objetivo e não querer mudar tudo de uma vez”, começa por alertar a nutricionista Sónia Marcelo.

Segundo a especialista e autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, se for algo que não seja possível de manter a longo prazo e que requeira muito esforço, facilmente, à mínima dificuldade, perderá o foco e, em último caso, desiste. 

“Tudo tem de ser feito de forma gradual e consistente para que consigamos criar novos hábitos e rotinas”, relembra. Para que consiga perder os quilos a mais em 2021, a nutricionista deixou-nos cinco passos que vão potenciar o emagrecimento de forma responsável, saudável e sem sacrifícios.

1. Consumir mais alimentos saciantes

“Um plano alimentar saudável não deve ser sinónimo de ‘passar fome’ e por isso é importante que ingira alimentos que saciem como os ricos em fibras (legumes/verduras, leguminosas, cereais integrais), em gorduras saudáveis (abacate, frutos oleaginosos, ovo, sementes de chia, linhaça) e proteicos (carnes magras, peixe e ovo)”, começa por dizer.

2. Fazer várias refeições ao longo do dia

Provavelmente, já ouviu isto várias vezes, mas continua a ser uma das dicas mais eficazes — e ignorada também, o que tem de mudar. Comer de três em três horas é fundamental para acelerar o metabolismo e não haver picos de muita fome.

5 passos simples para conseguir (mesmo) emagrecer em 2021

3. Beber cerca de 1,5 litros de água, chá ou infusões

Sim, tão simples quanto isto, e nem imagina como faz a diferença para alcançar o seu objetivo. “A água ajuda a eliminar toxinas do organismo, favorece a digestão e transporta nutrientes. Se tem dificuldade em beber água, use garrafas pequenas, coloque lembretes no telemóvel ou use uma aplicação para a ajudar”, sugere Sónia Marcelo.

4. Ter um plano B quando sente vontade de comer doces

A melhor forma de não cair em tentação é já ter uma estratégia estabelecida. A especialista recomenda que pense numa atividade que gosta e que o relaxe (que não seja comer) para fazer quando está com vontade de um doce — pode ser dançar, caminhar, meditar ou ler um livro, por exemplo. Além disso, deve ter em casa ou na carteira um alimento doce que não tenha muitas calorias, como um quadrado de chocolate negro.

5. Praticar exercício físico

A alimentação faz grande parte do trabalho, mas a atividade física também contribuiu. Aliás, auxilia não só na perda de peso — aumenta a massa muscular e diminui a massa gorda —, como melhora o bem-estar e o humor. Não se esqueça disto.

Há outra coisa que pode ajudar neste processo, nunca comprar alimentos com cinco ingredientes específicos nos rótulos. Carregue na galeria para saber quais são.

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