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5 exercícios perfeitos para os glúteos (para quem está a começar a treinar)

O PT Dinis Silva dá uma ajuda à NiT com esta rotina de treino para um músculo que trabalha mais do que imagina.
PT dá uma ajuda.

Até pode achar que esta é uma preocupação mais estética. Nada disso. O glúteo é um músculo que é essencial em todo o tipo de treinos. Ao trabalhá-lo com maior atenção, vai desenvolver também as bases para outro tipo de exercícios — e, claro, se fizer bem as coisas, vai ter os tais benefícios estéticos que não chateiam ninguém.

O PT Dinis Silva, do FITTEJO, realça que, “se falarmos em treinos para aumento de massa muscular, para estabilização ou mais específicos como aumentar a performance de corrida – trabalhar este músculo deve ser prioridade”.

“Por norma são as mulheres que dão mais importância a este trabalho mais específico, mas não é de mais reforçar que é um músculo fundamental para o treino de qualquer pessoa”, acrescenta o PT.

À medida que se tem mais prática, vai ser possível ter várias variantes de exercícios tornando o treino de glúteos mais fácil ou mais complexo, isto tudo dependendo do nível de treino e limitações de cada um.

Não pense, no entanto, que se está agora a interessar-se mais em trabalhar estes músculos, vai cair aqui de para-quedas. “Para quem nunca treinou este músculo, está enganado”, realça o PT. E até dá exemplos bem simples.

“Ao sentarmo-nos numa cadeira estamos a trabalhá-lo, a subir as escadas, também ou até numa simples caminhada. O segredo é trabalhá-lo bem, com ajuda de profissionais para garantir um treino mais específico e eficaz e mais: sem lesões e que permita potenciar mais qualidade de vida no dia-a-dia”, destaca.

É importante realçar ainda que quem vai treinar especificamente este músculo agora deve dar prioridade ao peso corporal sem utilizar cargas externas, deve ter em atenção à postura e dicas de segurança que vamos ver na galeria mais abaixo.

“O segredo para os participantes é fazer tudo com conta peso e medida: não exagerar nas repetições e intercalar os treinos semanais com outros grupos musculares”, destaca Dinis Silva. Pode acompanhar o trabalho deste e outros PT do Fittejo no Instagram.

Vamos então ver cinco exercícios possíveis onde este músculo é privilegiado. E não se preocupe que não é preciso muito material. Carregue na galeria e prepare-se para treinar sabendo exatamente o que fazer.

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